Como é o dia a dia de uma pessoa desenvolvedora na unico.

Unico IDtech
Único
Published in
3 min readAug 12, 2022

Oi gente, eu sou a Vic! ❤

Sou uma pessoa desenvolvedora de software e há seis meses ocupo o cargo de pessoa desenvolvedora front-end aqui na Unico.

Minha carreira na área tech iniciou-se muito por busca de oportunidades. Por ser uma travesti, tive uma vida rodeada de dificuldades de inclusão em todo e qualquer espaço, mas principalmente no mercado de trabalho. Meu primeiro contato com a programação foi através de um projeto que visa a inserção de pessoas trans no mundo da tecnologia, o educaTRANSforma.

Vivência a experiência do nosso teto unico no escritório em São Paulo/SP.

Eu me apaixonei pela área logo de cara e, através do projeto, consegui meu primeiro estágio em tecnologia. Alguns meses depois, consegui duas oportunidades como desenvolvedora front-end — muito mais a minha cara. Nessas organizações, tive a chance de aprender e me desenvolver muito, como profissional e como pessoa.

Sempre admirei a Unico; era um espaço que eu desejava poder ocupar. E a oportunidade veio através de uma pessoa mentora muito especial, o Piero. Na época, ele era do time de dados e me indicou para trabalhar aqui. Quando tive minha primeira entrevista, foi amor à primeira vista! Me apaixonei pelo propósito e por todo trabalho que vinha sendo realizado!

Meu primeiro desafio como Ser Unico foi trabalhar com uma tecnologia diferente da que eu tinha mais afinidade. Apesar disso, encontrei espaço e segurança para aprender e me desenvolver. Eu simplesmente abracei essa grande oportunidade.

Ser desenvolvedora é saber lidar com a evolução e as mudanças que ela provoca. O mundo está em constante transformação. As pessoas clientes estão sempre com necessidades diferentes, e a Unico está sempre MUITO atenta a isso. É muito importante que estejamos sempre preparadas para aprender coisas novas, priorizar e despriorizar produtos, tarefas e projetos que já não fazem tanto sentido, até porque a pessoa cliente é a nossa razão.

Mas Vic, e sobre teu dia a dia? REUNIÕES! Socorro, gente! Mas é basicamente isso. Reuniões são essenciais, principalmente por trabalharmos em equipe e com pessoas do time de produto.

Precisamos sempre estar com o alinhamento em dia para que tudo saia como o planejado! Quando não estou em reuniões, estou codando e pedindo com amor para o código parar de dar um erro estranho que eu nunca vi! (quem nunca?! hahah)

Eu tenho muito orgulho de trabalhar na Unico, especialmente pela luta por inclusão de identidades femininas na tecnologia. No Unico People, tivemos o único time de engenharia cuja maioria era de identidades femininas, tudo isso com o esforço enorme do Rand (Randerson). Foi um prazer tê-lo como líder. Ele trouxe pessoas incríveis para somar com a gente.

E não é somente sobre diversidade, mas sim inclusão de pessoas. Talks, letramentos, eventos.. são muitas iniciativas pensadas para criar um ambiente onde as pessoas diversas sejam acolhidas e respeitadas.

Acredito que sem pessoas diversas, não existe inovação. Somente com pessoas diferentes vamos construir produtos que contemplem o maior número de vivências, assim atingindo o maior número de pessoas e conseguindo com que elas se sintam incluídas.

Uma vez, participei de um evento para pessoas desenvolvedoras, e fui uma das atrações no palco principal. Pude compartilhar não só meu conhecimento, mas também minha história de como cheguei até aqui. Foi emocionante! Passou um filme na minha cabeça quando me vi ocupando aquele espaço onde jamais imaginei estar. Isso me fez evoluir muito como pessoa e profissional, e eu sou muito grata à Unico por tudo isso.

Queria deixar uma dica final para quem já está em tech:

AJUDE PESSOAS QUE ESTÃO TENTANDO INGRESSAR NA ÁREA.

Seja aquela pessoa que vocês precisaram lá atrás, no início da sua carreira… Dê mentorias, participe de projetos, compartilhe oportunidades!

E pra finalizar, eu amo trazer minha frase de efeito, já que ela representa muito de tudo de bom que vem acontecendo na minha vida:

“Me disseram que eu só teria a margem para sobreviver. Me fiz desenvolvedora” ❤

Originally published at https://medium.com on August 12, 2022.

--

--

Unico IDtech
Único
Editor for

Aqui, estamos construindo um futuro Unico com impacto, autonomia, responsabilidade, adaptabilidade e colaboração.