Sobre gestão de produtos (e do tempo)

Otto Sporteman
Único
Published in
4 min readMar 14, 2022

Motivado por gerar mais impacto e iludido por uma agenda mais livre, onde pudesse ter mais tempo para “pensar”, nos últimos anos eu tenho investido num processo de downsizing das companhias onde trabalho. Cada vez mais, porém, percebo que independentemente do sucesso do produto, de quão redondo esteja o processo de priorização ou da receptividade do último milestone pelos investidores, a lista de coisas importantes que eu preciso fazer parece nunca diminuir.

Gerentes de Produto em início de carreira normalmente se apegam a investir muita energia em gerar alto impacto, não importando muito o tempo ou esforço. Estive lá e fiz isso. Bastante! São horas e horas sem se preocupar muito com a forma, apenas com o que estamos entregando. Essa é uma dinâmica que é difícil de desapegar, pois os resultados são atingidos e o reconhecimento normalmente vem. O grande salto de qualidade de vida, e do resultado do nosso trabalho, vem de conseguir gerenciar as diferentes demandas e volume de obrigações com espaço para respirar. O tempo rapidamente se torna um item muito valioso.

Existem diversas técnicas para gestão do tempo e todas são inegavelmente úteis para gerentes de produto. O meu ponto é que quanto mais você avança na carreira e mais o seu escopo cresce, aquela energia descontrolada do início gera cada vez menos impacto e começa a jogar contra você. Lidando agora com mais stakeholders e tendo que gerenciar diferentes níveis de expectativa, apenas entregar não é mais suficiente. A comunicação apressada começa agora a gerar ruído. Os desalinhamentos que antes eram entre duas ou três pessoas, agora impactam equipes inteiras. O “depois eu faço” que era esquecido e parava uma pessoa, agora para todo o comercial. É o gerente de produto que está sendo lembrado quando isso acontece.

Nesse momento a sua agenda deixa de ser sua. Sua vida como gerente de produto muda para sempre. Não existe mais tempo para escrever ou revisar um documento. Você precisa dividir sua atenção entre reuniões, e-mails e conversas no slack. Não é incomum estar respondendo coisas no celular, fora do horário de trabalho. Uma coisa encaixa na outra e você não tem tempo nem atenção para nada. Quando viu, já está acabando mais um sprint e ainda não deu para refinar aqueles Quick Wins. Mas espera, será que são quick mesmo? E o quarter já está acabando e não deu pra acompanhar de perto os KRs. Meu Deus, que agonia!

No final das contas, se você pensar bem, o seu calendário mostra como as outras pessoas querem que você gaste o seu tempo. Você precisa tomar de volta o controle da sua agenda. É preciso ser muito frio e praticar o mantra principal da gestão de produto: não, não, não e não. Dizer não é imperativo, para reuniões e atividades que você não precisa estar envolvido.

Dito isso, queria listar aqui algumas dicas para tentar ajudar a trazer o controle do seu tempo de volta para suas mãos:

  • Aprenda a não perder tempo com decisões que geram pouco impacto e a não ter medo de uma opção melhor (FOBO).
  • Organize sua agenda focando em gerenciar sua energia e não somente o seu tempo (Recomendo o framework LNO)
  • Estabeleça blocos de foco inegociáveis na sua agenda, para trabalhar em tarefas de alto valor e que precisam de concentração.
  • Invista em aprender e testar técnicas de gestão de tempo na sua dinâmica diária. Por exemplo, para mim a Matriz Eisenhower funcionou por um tempo, hoje já não funciona mais e estou testando outro framework.
  • Foque a sua energia em atividades compatíveis com o tempo investido. Por exemplo, uma pessoa de produto mais em início de carreira vai trazer mais valor com Discovery, planejamento e acompanhamento do time enquanto uma pessoa de produto sênior contribuirá mais com insights e direcionamentos.
  • Delegue mais para seu time, seus pares e até mesmo seu chefe.

E por último, mas não menos importante: estar tudo bem com seu trabalho como gerente de produto mas tudo bagunçado na sua vida pessoal não vale a pena.

Otto Sporteman é GPM na unico.

--

--

Otto Sporteman
Único
Writer for

Fotógrafo, apaixonado por tecnologia. Escrevo por aqui coisas que fazem sentido no momento, nem sempre concordo depois. http://ottosporteman.com