Você sabia que o motivo do seu stress pode ser sua falta de organização?

Créditos: Depositphotos

Na maioria das vezes o stress é fruto do ambiente, causado por fatores externos. Você já viu uma pessoa que mora na fazenda, sem o caos do trânsito, sem o medo da violência dos centros urbanos e sem excesso de demandas, estressado?

Então, no meu entendimento, se estou estressado a culpa é unicamente minha, é o ambiente onde tenho convivido que tem me deixado assim.

Dentro desse pensamento do ambiente, vejamos que o stress é causado por excesso de demandas, que em sua maioria estão desorganizadas.Eu não conheço uma pessoa desorganizada que seja bastante produtiva. Pode observar: ela sempre deixa passar tarefas importantes e sempre está preocupada com o excesso de coisas a fazer. Deixo uma pergunta: você sabe qual sua próxima tarefas daqui a 5 minutos? E a do final do dia? E de amanhã?

Para começar em busca de aumentar a produtividade e se livrar do stress, precisamos unicamente de organização. E se organizar não é difícil, existem várias metodologias reconhecidas mundialmente que ajudam e muito na organização do tempo. Vou explicar uma que uso, que mudou a minha vida. E olha que segurar um hiperativo e disléxico não é fácil. Se funcionou para mim, funciona para qualquer um.

O método que uso chama-se GTD, de David Allen, Getting Things Done (“Resolvendo as coisas”).

Vamos lá?

1° passo — Escreva num lugar seguro todas as tarefas a serem feitas, incluindo as de hoje, amanhã ou de algum dia. Para isso, eu uso um App gratuito chamado Todoist (Android e iOS). Dentro dele existe uma parte chamada inbox, basta inserir todas suas tarefas. E depois segmentar por dias, projetos (família, trabalho, leitura) etc. Você não precisa se lembrar de todas elas no primeiro momento, o método é para isso mesmo, organizar seu tempo. E essencial é começar.

2° passo — Priorize suas tarefas, como urgentes e não urgentes (o App lhe ajudará nisso).

3° passo — Veja o tempo que cada uma levará para ser feita. O método é muito claro: se uma tarefa levar menos de 5 minutos, faça! e faça logo! Exemplo: você está no computador enviando um e-mail extenso, que pode sofrer interrupções; nesse meio tempo, surgiu a demanda de ligar para uma pessoa afim de orientá-la num trabalho, coisa que levará pouco tempo. Faça logo! Não precisa nem anotar, sabe por quê? Quanto menos tarefas você tiver em sua lista mais produtivo você será.

4° passo — Compromisso foi feito para ser agendado, anotado e escrito. Acredito que você não conheça um executivo que tenha seus compromissos na cabeça. Para isso, uso a agenda do smartphone, e ainda utilizo o recuso de invite (convite), em que o aplicativo enviará um e-mail automático para a pessoa que irá participar. Se ela aceitar, a mesma será lembrada quando estiver chegando próximo ao horário do compromisso. Isso lhe ajudará muito a se manter organizado.

Lembra que no outro artigo eu disse que para criar um hábito você precisa repetir a tarefa desejada durante 21 dias até que ela funcione de forma automática? Então, assim que você se habituar a usar uma lista de tarefas, agenda de compromisso, automaticamente, será criada uma dependência do modelo e será muito difícil abandoná-la.

Alguns teóricos do comportamento humano afirmam que a sensação de conclusão de uma tarefa está totalmente atrelada a sensação de felicidade.

Seja organizado e feliz ;)

Engana-se aquele que pensa que se organizar é sinônimo de podar o sentimento criativo, e que depois terá uma vida chata e previsível. Eu particularmente, às vezes, troco as prioridades das tarefas pra dar vazão ao meu senso criativo, às vezes, para descansar, passear etc. De uma coisa eu sei: depois que implantei esse método na minha vida e sempre que deixo funcionando corretamente, o stress corre longe e ainda sobra tempo para tudo.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.