ROBERT NEUBECKER

Me debati na pós-graduação — até aprender a definir metas realistas

Rachel Ripardo
Unidades Imaginárias
4 min readSep 5, 2020

--

Por Sieun Ruth Lee. 27 de Agosto de 2020, 14h.

Tradução do texto “I struggled in grad school — until I learned to set realistic goals”.

Era uma tarde ensolarada de sexta-feira e meus sorridentes companheiros de laboratório estavam voltando para casa no fim de semana. Eu, no entanto, estava taciturnamente sentado no escritório de Tristan, olhando para a planilha na qual havíamos traçado nossos objetivos para a semana. Eu coloquei as células do Excel em vermelho; não tinha consegui completar nenhum deles. Fiquei desapontado comigo mesmo. Tristan me deu um sorriso tranquilizador, me lembrando de não me punir muito. “É normal ser ambicioso, mas certifique-se de que seus três objetivos semanais sejam realistas e mensuráveis”, aconselhou. Era uma orientação que eu ainda estava aprendendo a seguir.

Na metade do meu segundo ano de pós-graduação, eu me sentia oprimido por um mar de fracassos experimentais e perdido sem a estrutura a que estava acostumada quando era estudante. Quando meu mentor Tristan — um pós-doutorando — viu que eu estava me debatendo, ele sugeriu uma abordagem de uma fonte improvável: sua experiência no mundo do esporte de elite. Apresentado a ele por um treinador durante seu tempo como membro da equipe nacional masculina de hóquei em campo, é chamado de Three to Thrive (T2T), referindo-se a três metas estabelecidas a cada semana para ajudar a orientar o progresso.

Montamos uma planilha compartilhada onde planejamos nossos objetivos, que podem ser pessoais e também acadêmicos. No final da semana, nos reuniríamos e discutiríamos nosso progresso no “Final de sexta-feira”. Foi assim que me vi, algumas semanas depois, sentado com Tristan naquela tarde de sexta-feira.

Conforme conversamos sobre minhas metas semanais e por que não fui capaz de concluí-las, percebemos que as próprias metas eram o problema. Foi fácil para mim ver onde eu gostaria de estar em um ou cinco anos, mas tive dificuldade em descobrir quais etapas semanais me levariam lá. Como resultado, eu estava estabelecendo metas muito altas para serem alcançadas em uma semana. Desde então, Tristan me ajudou a aprender a dividir meus objetivos gerais em tarefas menores que são desafiadoras, mas realistas, e comecei a fazer um bom progresso em minha pesquisa.

Com o T2T, consegui recuperar algum controle sobre minha vida. Nas tardes de domingo, sento-me em uma cafeteria — ou, atualmente, em minha aconchegante sala de plantas tomando café — e defino minhas metas, preparando-me mentalmente para a semana que se inicia. Então, durante a semana, posso me concentrar em trabalhar duro para atingir esses objetivos, não querendo decepcionar a mim mesmo — ou a Tristan. T2T também ajudou Tristan e eu a desenvolver um relacionamento mentor-pupilo muito mais honesto e autêntico, conectando em tudo, desde técnicas de microscopia eletrônica criogênica a dicas para não comer muito sorvete.

Aqui estão cinco chaves para uma experiência T2T bem-sucedida:

Estabeleça metas apropriadas

O estabelecimento de metas é uma habilidade. Suas metas semanais de T2T precisam ser mensuráveis e alcançáveis, mas desafiadoras ao mesmo tempo.

Seja honesto

Se você não cumprir uma meta, tudo bem. Mas não dê desculpas para si mesmo. Seja sincero sobre o motivo do fracasso, para que você possa descobrir como fazer melhor no futuro. Da mesma forma, se o seu parceiro de responsabilidade não está cumprindo seu papel, você deve se sentir confortável para responsabilizá-lo.

Torne isso uma rotina

T2T não é um conceito inovador; permanecer responsável e torná-lo habitual são a chave de seu poder. Reserve um tempo em sua programação semanal para definição de metas e reflexão.

‘Certifique-se de que seus três objetivos semanais são realistas e mensuráveis’, aconselhou ele.

Registre seu progresso

Registrar suas metas semanais e seu progresso permite que você olhe para trás e veja o que você alcançou ou o que o impediu de atingir suas metas. O exercício pode ser encorajador quando você teve uma semana difícil, lembrando você do progresso que você fez. Ou pode servir como um alerta se as coisas não estiverem indo na direção certa.

Começar

Com todos os bons hábitos, às vezes a parte mais difícil é apenas começar. Você não terá perfeito desde o início. Mas com alguma prática, você descobrirá o que funciona para você.

Publicado em: Working LifeNon-disciplinary
doi:10.1126/science.caredit.abe5140

Sieun Ruth Lee

Sieun Ruth Lee é Ph.D. estudante da Northwestern University em Evanston, Illinois. Ela agradece a Tristan Clemons por sua orientação.

--

--

Rachel Ripardo
Unidades Imaginárias

Professora de Evolução do Comportamento Humano (UFPA)