Meu primeiro orientador de pós-graduação tornou minha vida miserável. Escolha o seu sabiamente.

Rachel Ripardo
Unidades Imaginárias

--

Por Akshata NaikAug. 20 de Agosto de 2020, 14h

Esta é uma tradução do texto “My first grad school adviser made life miserable. Choose yours wisely”, publicado na Science.

O relógio marcava 23 horas e eu ainda estava no laboratório, olhando para o resumo do meu pôster pelo que parecia ser a milionésima vez. Eu não conseguia me concentrar. Mas ir para casa não era uma opção. Meu orientador havia exigido que eu e o resto dos meus colegas de laboratório ficássemos no laboratório até que ela tivesse tempo de ler todos os nossos resumos. O prazo de envio ainda contava com alguns dias, mas ela decidiu que queria se encontrar com cada um de nós para discutir as descrições de um único parágrafo de nosso trabalho. Esperamos obedientemente enquanto cada membro do laboratório fazia sua vez. Nenhum de nós ousou partir — ou desafiar nossa chefe. Não cheguei em casa antes da 1h30.

Foi mais um lembrete de que eu deveria ter sido mais cuidadoso ao selecionar uma orientadora. Infelizmente, fui tola o suficiente para não pensar duas vezes no estilo de mentoria. Fiquei simplesmente feliz por ter recebido uma oferta.

Parte do problema era que eu tinha opções limitadas. Eu havia me mudado para os Estados Unidos com meu marido, que tinha um bom emprego em uma determinada cidade. Tinha apenas uma universidade, com apenas um departamento que realmente me interessava. Então comecei a ser voluntária em um laboratório de pesquisa lá.

Eu participava regularmente de seminários departamentais e foi aí que conheci minha futura orientadora. Depois que ela apresentou um seminário, eu a abordei e marcamos um horário para conversar. Tivemos uma discussão produtiva sobre sua pesquisa. Mais tarde, fui jantar com seu grupo de laboratório.

Não detectei nenhum sinal de problema, embora uma pessoa que trabalhava em um laboratório que compartilhava o espaço com o dela me tenha contado sobre ter encontrado um de seus membros chorando na sala de descanso. Ingenuamente, ignorei aquele sinal de alerta. Dentro de algumas semanas, a docente me ofereceu uma posição em seu laboratório como aluna de mestrado. A oportunidade parecia boa demais para deixar passar. Eu esperava que funcionasse.

Não demorou muito para que a realidade se estabelecesse. As reuniões de grupo eram terríveis. Nossa orientadora costumava ficar zangado e abusar verbalmente. Ela persistentemente microgerenciou seus membros de laboratório e nos colocou um contra o outro. Uma vez, ela enviou um e-mail irado em um feriado, perguntando por que não estávamos trabalhando. “O único laboratório vazio é o nosso”, escreveu ela. “Como isso é possível? Você não tem experimentos ou dados para analisar? ”

A situação me desgastou e perdi a motivação para fazer meu trabalho. Eu me perguntei se deveria desistir, mas como um estudante internacional, me senti presa. Se eu desistisse do meu programa, não apenas estaria desempregada, mas também perderia meu visto de estudante. Então, eu me segurei e esperei o momento certo para pular do navio.

Candidatei-me a um upgrade do programa de mestrado para o doutorado. programa. Essa opção não estava disponível até eu completar 1 ano de pós-graduação, mas acabou me dando um tíquete para sair do laboratório.

A última coisa que você quer é um orientador que o derrube.

Ao procurar um novo orientador, tomei cuidado para não repetir os erros que cometi no passado. Abordei outro membro do corpo docente cuja pesquisa me interessou. Mas quando visitei seu laboratório, prestei atenção em como ele interagia com outras pessoas e falei com pessoas que trabalharam com ele, perguntando especificamente sobre seu estilo de mentor. Fiquei surpreso com a simpatia de todos. Seus alunos tinham grande consideração por ele, e eu imediatamente percebi que seu laboratório era um ambiente onde eu poderia prosperar.

Ele me contratou como Ph.D. estudante, resgatando-me da miséria que senti na pós-graduação até aquele ponto. Em meu novo laboratório, cheguei ansiosa para trabalhar todos os dias e não ia para casa mentalmente exausta por disputas interpessoais. Isso me ajudou a ser muito mais determinada e eficiente no meu trabalho.

A pós-graduação é um caminho longo e difícil que requer paciência e perseverança. Encontrar um laboratório que seja adequado para você é fundamental. Eu incentivo os alunos em potencial a aprender com meus erros e fazer a devida diligência antes de ingressar em um laboratório. Faça muitas perguntas e busque muitas opiniões diversas — porque a última coisa que você quer é um conselheiro que o derrube.

Publicado em: Working LifeNon-disciplinary
doi:10.1126/science.caredit.abe4110

Autora: Akshata NaikAug

Akshata Naik é pós-doutoranda na Wayne State University em Detroit, Michigan. Twitter

--

--

Rachel Ripardo
Unidades Imaginárias

Professora de Evolução do Comportamento Humano (UFPA)