A primeira impressão

Na noite de ontem, na Arena das Dunas, foi a vez do ABC retornar aos gramados depois de quase cinco meses de paralisação do futebol local. O alvinegro goleou o Santa Cruz por 5 a 1, reassumiu a liderança e impressionou pela boa forma

Pedro Henrique Brandão
Universidade do Esporte
3 min readAug 12, 2020

--

(Foto: ABC / Reprodução Twitter Oficial)

ABC 5 a 1 Santa Cruz

Quem por acaso não tenha visto o jogo e se deparou com o elástico placar pode ter pensado que o ABC nadou de braçada e fez um treino de luxo. Porém, a história da partida foi bem diferente, principalmente no primeiro tempo em que o Santa Cruz fez bom jogo.

Apesar da goleada decretada após o apito final, ainda aos 15 minutos do primeiro tempo era o Santa Cruz que estava na frente, com o gol de pênalti convertido por Sidcley Jr. Além de abrir o placar, o Santa impôs uma forte marcação que dificultou o jogo ofensivo do ABC.

Durante a primeira meia hora de partida, o Alvinegro não conseguiu levar perigo à meta do tricolor. O técnico abecedista tem como uma de suas principais características, a capacidade de interpretar rapidamente o que acontece no gramado e corrigir sua equipe.

Mesmo sem fazer substituições, Francisco Diá reorganizou seu time em campo. O ABC melhorou o posicionamento e passou a ser mais perigoso até empatar com gol João Paulo, aos 35 da primeira etapa.

Após o gol, o Tricolor perdeu força e o ABC poderia ter virado antes mesmo do intervalo, mas o Santa Cruz segurou o empate e o 1 a 1 permaneceu até à ida aos vestiários.

Na volta para o segundo tempo, Francisco Diá mexeu na equipe e colocou Valderrama e Felipe Manoel, duas substituições que mudaram a dinâmica do jogo.

O cansaço do Tricolor era evidente já nos primeiros minutos da etapa final, enquanto isso, o ABC estava bem fisicamente e as substituições deram mais fôlego ao alvinegro, que virou o placar com João Paulo aos 18 minutos e logo na sequência, aos 20, fez o 3 a 1 com Paulo Sérgio.

João Paulo ainda teve tempo para marcar mais um, o terceiro dele na noite e assim, ser o melhor da partida. O Santa Cruz não tinha capacidade de reação e Diá aproveitou para dar oportunidade aos jogadores do banco de reservas. Elcarlos, uma dessas apostas, fechou a goleada em 5 a 1.

O desempenho do ABC surpreendeu até o mais otimista torcedor, tanto pelo largo placar, quanto pelo bom futebol apresentado e, principalmente, pelo bom preparo físico depois da inatividade. Após o período de paralisação, a primeira impressão que o ABC deixa é a melhor possível.

Com a goleada, o Alvinegro reassumiu a liderança do segundo turno com 12 pontos, apenas dois na frente do América. Pela atual classificação, tudo aponta para uma decisão de turno entre os dois rivais.

(Foto: ABC / Reprodução Twitter Oficial)

--

--

Pedro Henrique Brandão
Universidade do Esporte

Não sou especialista, escrevo do que é especial pra mim. Futebol além das quatro linhas e um pitaco disso ou daquilo. Minha alucinação é suportar o dia a dia.