Abriu as asas e voou

Fazendo valer o nome do patrocinador, Bragantino “cria asas” e domina o Coritiba em grande noite da dupla Hyoran e Artur

Murilo Martins
Universidade do Esporte
4 min readJun 16, 2022

--

Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Pela 12ª rodada do Brasileirão, Bragantino e Coritiba mediram forças no estádio Nabi Abi Chedid, no interior paulista. O time mandante chegou para a partida buscando subir na tabela após o empate fora de casa contra o Cuiabá. Pelo lado visitante, o Coxa tentava sua primeira vitória fora de casa no campeonato para continuar na parte de cima da classificação já que no último jogo foi derrotado em casa pelo Palmeiras.

O time de Bragança Paulista contava com um desfalque importante, o treinador Maurício Barbieri recebeu o terceiro cartão amarelo na última partida e não pôde comandar a equipe. O time, comandado pelo auxiliar Claudio Maldonado, foi a campo com quatro defensores liderados por Léo Ortiz, três homens no meio de campo com Raul, Lucas Evangelhista e Hyoran como armador e um ataque com Ytalo centralizado, além de Artur e Sorriso pelas pontas.

O time paranaense mandou a campo uma formação sem algumas peças importantes com intenção de poupar jogadores para o clássico contra o Athletico Paranaense na rodada seguinte. Gustavo Morínigo, treinador Coxa-Branca, escalou Alex Muralha no gol, uma linha de quatro defensores, mais à frente da zaga um meio de campo com dois volantes e Régis, mais avançado e fazendo o papel de organizador do time. O ataque foi formado por Fabrício Daniel, Neilton e Clayton.

O jogo começou com os dois times muito ativos na partida, mostrando muito equilíbrio dos dois lados. Mas esse equilíbrio logo foi embora. Aos 6 minutos, Raul conseguiu uma bela arrancada pelo meio do campo e só foi parado com falta na entrada da área. Hyoran bateu à meia altura e a bola quicou na frente de Muralha que apenas rebateu para o fundo do gol. Os primeiros minutos foram de domínio absoluto do Bragantino, que controlou o jogo com muita paciência. Em uma jogada em que a bola foi trabalhada desde a defesa, Artur recebeu na ponta direita do ataque, entrou na área puxando para a perna esquerda, bateu com força e ainda contou com desvio no meio do caminho para balançar as redes.

O primeiro tempo ficou ainda pior para o Coritiba, que pouco incomodava o Bragantino. Em uma saída de bola do Coxa, o time paulista fez o que o adversário não vinha fazendo, pressionou os jogadores paranaenses e roubou a bola no meio de campo. Hyoran partiu para cima de marcação e passou para Sorriso que, em apenas um toque na bola, devolveu para Hyoran fazer seu segundo gol da noite. Após o terceiro gol do Massa Bruta, os últimos minutos do primeiro tempo foram de muitos erros de passe de ambas as equipes.

Na volta para o segundo tempo, Morínigo fez quatro substituições no time. Entraram Robinho, Alef Manga, Igor Paixão e Adrián Martínez nos lugares de Régis, Fabrício Daniel, Neilton e Bernardo.

Com as mudanças, o time alviverde melhorou e partiu em busca do empate. Logo aos 5 minutos da segunda etapa, em jogada trabalhada pela direita, Alef Manga entrou na área e ajeitou para Natanael que cruzou forte, a bola passou por todo mundo e sobrou para Igor Paixão fazer o gol e diminuir o prejuízo. Com o gol, o time do Coritiba se animou e passou a ter as melhores oportunidades nos primeiros minutos da etapa complementar. Porém, Robinho, que entrou no intervalo, sentiu uma lesão na parte posterior da coxa e precisou ser substituído, o que pode ser um grande problema para o time na sequência do campeonato.

Passados os primeiros minutos do segundo tempo, o jogo voltou a ser de total domínio do Massa Bruta, o que levou Maldonado a fazer substituições. Tirou Hyoran, Sorriso, Raul e Ytalo e colocou Jan Hurtado, Jadson, Bruno Tubarão e Eric Ramires para dar mais fôlego ao time. Aos 75 minutos, Lucas Evangelhista fez boa jogada na ponta direita e sofreu a falta. Artur foi para a cobrança e colocou a bola na cabeça do zagueiro Natan, que testou firme para fazer o quarto gol do time paulista.

Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Nos minutos finais, o jogo contou ainda com discussões entre jogadores e um clima mais quente no gramado. Já nos acréscimos da partida, o Coritiba tenta um último ataque, a bola é lançada para a área e o goleiro Cleiton sai mal e rebate em direção da meia lua, Adrián Martínez domina e, sem deixar a bola tocar o chão, encobre o goleiro do Massa Bruta e coloca números finais na partida: Bragantino 4 x 2 Coritiba.

O resultado foi justo levando em conta a apresentação das duas equipes. O jogo mostrou um Bragantino muito forte nos contra-ataques e que também soube dosar o ritmo quando foi necessário. Já o time alviverde sofreu com o desgaste físico dos seus principais jogadores e confirmou que as partidas fora de casa ainda são um problema para a equipe.

Com essa vitória, o Bragantino chega a 17 pontos e passa a ocupar a oitava colocação na tabela. Já o Coxa-Branca estaciona nos 15 pontos e cai duas posições, ficando no décimo lugar do Brasileirão.

A próxima partida do Massa Bruta é no sábado (18), fora de casa contra o Santos, às 21h, na Vila Belmiro, e o Coritiba enfrenta em casa o rival Athletico Paranaense no domingo (19), às 16h, no Couto Pereira.

--

--