Acredita, América! O tanque vira meteoro contra o Sousa

Lucas Costa
Universidade do Esporte
3 min readJul 16, 2022

De virada, Alvirrubro se impõe na segunda etapa, faz 2 a 1 com Wallace Pernambucano e se classifica para a próxima fase.

Foto: Canindé Pereira / América FC

“Quem não gosta é maluco” já diria o grande Casimiro para os haters do WP9. O ídolo americano pode até ter perdido uma chance inacreditável no primeiro tempo, mas calibrou sua mira e carimbou a classificação do time sendo decisivo contra os paraibanos fora de casa.

O jogo começou com uma postura diferente do que se esperava. Eram os mandantes que tinham a bola e controlavam as ações, enquanto o América apenas se defendia. Vale lembrar que o Sousa entrou em campo já classificado e os potiguares precisavam de uma vitória para avançar de fase sem depender de outros resultados.

Tendo a bola e jogando em casa, o Dino conseguiu balançar as redes com Juninho e parecia que a tragédia vermelho e branca aos poucos estava sendo escrita, depois que Wallace P. e Rômulo perderam boas oportunidades de empatar.

Dos seis jogos fora de casa, o América só tinha vencido o vizinho Globo por 2 a 0, em Ceará-Mirim. Nada legal, né?! Contudo, o retrospecto contra o Sousa era favorável ao Mecão.

Em três partidas, foram três vitórias. Uma delas, na abertura dessa Série D por 2 a 1, com o gol da vitória saindo dos pés de Zé Eduardo, na Arena das Dunas.

E, novamente, brilhou a estrela do camisa 9, mas dessa vez foi de outro matador: Wallace Pernambucano.

O time voltou com outra postura no segundo tempo, superou o gramado ruim, o calor e qualquer outra adversidade. Em 5 minutinhos, aos 52' e 57', o tanque fuzilou as redes e classificou o clube. Um meteoro contra os dinossauros paraibanos.

Até dava para mais. Oportunidades os vermelhos e brancos tiveram, mas o resultado de 2 a 1 foi suficiente para vencer a partida. Com combinações de resultados, o América — que foi para o vestiário eliminado no fim do primeiro tempo — se classificou na segunda colocação do grupo com 24 pontos.

Wallace Pernambucano se estabeleceu como 11º maior artilheiro do América com 47 gols, empatado com Aluísio Guerreiro.

Além de Wallace, dois jogadores foram fundamentais nesse fechamento da 14ª rodada. São eles o volante Araújo, autor de duas assistências e Iago, dando fôlego, dinamismo e velocidade.

Mata-mata

O América enfrentará o Jacuipense na próxima fase, que passou na terceira colocação do grupo 4.

Adversário conhecido e de más lembranças para o torcedor potiguar. Os times se enfrentaram nas oitavas de final em 2019. Naquela ocasião, o primeiro jogo foi em Natal e acabou 0 a 0.

Em casa, os baianos avançaram por 1 a 0, com gol contra de Kaike. Dessa vez, a decisão será na Arena.

Agora, cabe a diretoria e ao treinador Leandro Sena analisarem as principais necessidades do time e se reforçar para o mata-mata.

Acredita, América! Agora é outro campeonato.

Na raça, o América consegue avançar de fase. Foto: Canindé Pereira / América FC

--

--

Lucas Costa
Universidade do Esporte

Estudante de jornalismo da UFRN, ouvinte por natureza e péssimo atleta