Agora quem dá bola é o VAR

Na Vila Belmiro, VAR é protagonista e Santos só empata com o Internacional

Renato Reis
Universidade do Esporte
2 min readJun 9, 2022

--

Ramon Abatti Abel (SC), de figurante a antagonista. FOTO: MAURÍCIO DE SOUZA/DIÁRIO DO LITORAL/ESTADÃO CONTEÚDO

Se o Santos será o novo campeão, ainda é cedo para sabermos, mas o fato é que no empate em 1 a 1 entre o glorioso Alvinegro praiano e o Colorado de Porto Alegre, quem deu a bola e mudou o rumo do jogo foi a arbitragem de vídeo. Em uma partida confusa do árbitro Ramon Abatti Abel (SC), que precisou corrigir seus erros três vezes durante a partida, os torcedores santistas saíram com o sentimento de raiva pelas intervenções ocorridas.

Com um primeiro tempo agitado e com boas possibilidades de gols para ambas as partes, foi o Peixe que começou marcando. Aos 30 minutos, Eduardo Bauermann, aproveitando uma falta, escorou de cabeça para o gol, porém, para fúria dos santistas, o VAR intercedeu e declarou impedimento na jogada. Antes disso, Ramon Abatti já tinha sido corrigido após marcar penâlti para o Inter em uma falta fora da área, agitando os torcedores e jogadores das duas equipes.

E a agitação da torcida não parou por aí. Já no segundo tempo, finalmente o grito de gol, mas não sem antes a última participação do árbitro de vídeo, que dessa vez foi peça chave na confirmação do gol anulado em campo pelo dono do apito e validado pelo VAR. Aos 18 minutos, Lucas Braga recebeu na entrada da área, driblou o goleiro e com humildade em gol, só escorou para fazer Santos 1 a 0 no Internacional.

Com a desvantagem no placar, foi a vez do Inter partir para cima com tudo e buscar o empate. 7 minutos depois do tento santista, tudo estava igual no placar. Com 25 minutos da segunda etapa, após boa jogada pela ala direita, a bola sobrou para Bruno Méndez calar a torcida adversária dentro e fora do alçapão.

A partir daí o que se viu foi um bombardeio gaúcho, mas em boa atuação de João Paulo, goleiro do Santos, o empate foi se concretizando, fazendo com que os times saíssem da Vila Belmiro com 1 ponto.

Agora o Santos, que perdeu a chance de se aproximar do G4, cai uma posição e está em 10º com 13 pontos ganhos. Já o Internacional sobe duas posições, chega aos 15 pontos e em 5º permanece na cola dos líderes do Brasileirão.

No próximo sábado, as duas equipes voltam a campo pela 11ª rodada. O Peixe vai até o Mineirão encarar o Atlético Mineiro enquanto o Inter pega o Flamengo no Beira-Rio.

--

--