Ainda é possível sonhar?

Fortaleza e Atlético-MG empatam em duelo direto por vaga na Libertadores

Adsson Santos
Universidade do Esporte
3 min readOct 25, 2022

--

Foto: KID JUNIOR

Sem nenhuma inspiração Fortaleza e Atlético-MG não saíram do 0 a 0, no Castelão, em jogo da 33ª rodada do Brasileirão .O Galo vinha e duas rodadas sem vencer. Empatou com o Ceará, e foi derrotado para o Flamengo, na rodada passada. O time mineiro segue desde o início da returno na sétima posição, e tem 47 pontos.

Buscar a consistência necessária para estabelecer um modelo de jogo mais ofensivo parece o maior desafio do trabalho de Cuca nesta temporada. Para o duelo com o Leão, o treinador escolheu um time mais forte fisicamente para ganhar a batalha no meio-campo e evitar as oscilações de intensidade que a equipe ainda apresenta.

Sasha e Jair foram as novidades entre os titulares. Sasha foi o escolhido para substituir Hulk com o objetivo de dar mais mobilidade ao ataque.Já Zaracho foi a tentativa do treinador dar mais peso ao setor de meio-campo, aumentando o poder de marcação e protegendo a defesa das perigosas investidas em contra-ataque do adversário.

E o objetivo do Fortaleza ficou claro desde os primeiros minutos: baixar as linhas de marcação, fechar o setor central para forçar o jogo do adversário para as beiradas e explorar a transição em velocidade, o Leão, apostava nas saídas rápidas com Capixaba e Pedro Rocha, mas faltou caprichar no momento de finalizar.

O Galo começou o jogo com toda a intensidade, encontrando trocas de passes rápidas no campo do adversário sempre em progressão. Aos poucos, conforme os cearenses encaixavam a marcação, o time mineiro começou a ter dificuldades para acertar passes verticais na intermediária ofensiva. Assim, o time passou a rodar a bola de lado a lado do campo com a jogada terminando, invariavelmente, em uma tentativa de drible frustrada .

A necessidade de criar espaços em uma defesa fechada exigiu bastante movimentação não apenas dos jogadores de frente, mas também daqueles que chegam de trás. Rubens, acostumado a jogar na base da construção das jogadas, precisou aparecer em zonas agudas do campo de ataque para ser mais uma opção de passe em um jogo apoiado. Jair também apareceu no campo de ataque.

Além da força física, o volante tem uma boa qualidade de passe e visão de jogo para ajudar o time na fase ofensiva. Contudo, nenhum dos dois pisaram na área para aparecer como mais uma opção de finalização na primeira etapa. Zaracho terminou sobrecarregado como peça de maior mobilidade no meio-campo alvinegro.

Depois de um início de maior posse e pressão sobre o adversário, o Atlético terminou o primeiro tempo com 65% da posse de bola. Como reflexo da dificuldade de trabalhar a bola na parte final do campo, das sete finalizações do time, cinco foram de fora da área, e só uma acertou o gol.

Com o baixo aproveitamento nos dribles e a dependência da equipe nesse tipo de iniciativa individual para gerar desequilíbrios na defesa, a entrada de Keno começou a parecer uma boa solução para explorar o corredor esquerdo. No entanto, Cuca optou por mudar o time para a segunda etapa, o treinador procurou corrigir o problema das poucas alternativas ofensivas colocando Nacho e Keno.

O Atlético seguiu vivo e buscando gols para garantir a vitória, foi o time mineiro quem teve as melhores chances na etapa final, a maioria a partir de bolas levantadas na área. As faltas cometidas pelo Leão proporcionaram duas boas chances de gol, uma com Ademir que cabeceou rente à trave adversária, outra com Pávon que exigiu ótima defesa de Fernando Miguel

Ainda que não tivesse exigido trabalho por parte de Everson, o Fortaleza já havia criado algumas jogadas agudas na área alvinegra desde o início do jogo. Vojvoda enxergou a possibilidade de vencer o jogo e colocou sangue novo em campo Lucas Lima e Ronald.

Nenhuma alteração do técnico resultou em melhorias no futebol praticado pelo Fortaleza, o time não conseguiu sequer estabelecer uma pressão final para buscar o gol da vitória.

É claro que vencer era o ideal para as duas equipes, com o resultado, o Tricolor segue em décimo lugar, com 45 pontos. Já o Galo segue em sétimo, com 48. Na próxima rodada, o Fortaleza recebe o Coritiba, enquanto o Atlético-MG joga em casa contra o Juventude.

--

--