Alterações cruciais
Iranílson, Wallace Pernambucano e Caxito desequilibram, América faz 2 a 1 no Santa Cruz e consegue liderança isolada do Campeonato Potiguar 2021
O América entrou em campo pela segunda rodada do Campeonato Potiguar precisando dar uma resposta positiva ao seu torcedor após a estreia abaixo do esperado contra o Força e Luz, quando o alvirrubro venceu por 2 a 1.
Algumas mudanças foram feitas na tentativa de melhorar o desempenho do time durantes os 90 minutos. Iranílson foi uma das novidades no time comandado por Evaristo Piza e correspondeu mesmo improvisado na lateral esquerda. A outra alteração aconteceu antes da bola rolar, Clebinho substituiu Romarinho, que com problemas estomacais ficou fora do jogo.
A bola rolou na Arena das Dunas e o América se mostrou imponente no duelo, mas faltava criação para transformar o domínio em chances reais de gols. Clebinho entrou com a responsabilidade de ser o homem criativo, mas não tinha características para exercer tal função, não comprometeu, mas pouco fez.
O Santa Cruz por sua vez, tentava surpreender o América nos contra-ataques, mas foi numa jogada trabalhada que o tricolor de Natal chegou ao gol de Samuel Pires, lance invalidado por impedimento assinalado pelo bandeirinha Jean Márcio dos Santos. A partir deste momento, o confronto ficou inerte nas jogadas ofensivas, mas movimentado em entradas duras, logo, dois cartões amarelos foram aplicados para os comandados de Eugênio Gomez.
Um dos destaques na estreia da competição, Wallace Pernambucano era pouco acionado e recebeu poucos passes em condições de finalizar. Nas raras oportunidades do primeiro tempo, o atacante cabeceou nas mãos do goleiro Jeffson. A chance desperdiçada rendeu ao América um grande prejuízo, na sequencia do lance, o Santa Cruz fez valer um dos maiores dos clichês do futebol: quem não faz, leva. Clayton abriu a contagem na Arena das Dunas.
erro crucial fez o camisa 9 americano perceber que dentro da área não seria um dos seus melhores dias, então, Wallace se aventurou como um camisa 10 e conseguiu começar a jogada do gol de empate marcado por Luan, após cruzamento de Iranílson. Dessa forma, os primeiros 45 minutos terminaram com o empate no placar: 1 a 1.
Na volta do intervalo, os técnicos estavam conformados com o rendimentos de seus jogadores e não mudaram. Melhor para o Santa Cruz, que quase fez o segundo gol com Marquinhos Gabriel. Samuel Pires fez boa intervenção. Acuado no começo do segundo tempo, Evaristo Piza preparou uma mudança tripla, uma delas mudaria os rumos do confronto. Caxito entrou no lugar de Luan e marcou o gol da vitória para o América aos 81 minutos - vale destacar a falha do goleiro Jeffson no lance do gol.
O próprio Caxito poderia ter ampliado o placar, mas o arqueiro tricolor salvou. Com o primeiro tento com a camisa do América, Caxito se torna a principal arma do técnico americano no segundo tempo para este início de estadual. As participações do camisa 18 já contribuíram diretamente nos dois gols que deram ao alvirrubro os três pontos e ressalta as boas escolhas de Piza nas alterações da equipe tanto no decorrer das partidas, quanto nos onze iniciais com a entrada de Iranílson.