Após 12 anos, Boston Celtics é campeão da Conferência Leste da NBA

O maior vencedor da NBA ganhou o jogo 7 contra o Miami Heat por 100 a 96

Dhimitri Campos
Universidade do Esporte
2 min readMay 31, 2022

--

Boston Celtics com o troféu Bob Cousy (ex jogador do Celtics) e Jayson Tatum com o troféu Larry Bird (ex jogador Celta)
Foto: Reprodução/Celtics

Na noite deste domingo (29), Miami Heat e Boston Celtics protagonizaram o último jogo da Conferência Leste, em que tiveram uma série de sete partidas com diversos enredos. Vitórias por mais de 20 pontos, reações e jogadores lesionados ao longo da disputa. Um dado dessa série prevaleceu no jogo 7: nenhum time venceu 2 jogos seguidos. Como o Heat venceu o jogo 6, restou ao Celtics completar a premissa triunfando no último jogo por 100 a 96.

Sem ganhar a NBA desde 2008 e a Conferência Leste desde 2010, o Boston Celtics se via pressionado. Afinal, é o time com o maior número de títulos da NBA e passou uma década inteira sem vencê-la. O torcedor celta estava ansioso para os dias de protagonismo retornarem, ainda mais quando o time da cidade de Boston bateu na trave tantas vezes nesse período. Foram quatro finais de Conferências desde 2010 sem nenhum êxito.

Foto: Reprodução/Twitter

Desde a temporada 17–18, Al Horford, Marcus Smart, Jaylen Brown e Jayson Tatum jogam juntos. Foram quatro temporadas de frustrações, com duas finais de Conferências no meio do caminho. Nessa temporada, o Celtics eliminou o Brooklyn Nets, Milwaukee Bucks e Miami Heat. Os três times que derrotaram o alviverde nos playoffs das últimas três temporadas.

Foto: Reprodução/Twitter

Jayson Tatum homenageou o seu ídolo e mentor Kobe Bryant. Ele jogou com uma faixa nas cores do Lakers e com o número 24 no braço esquerdo. Tatum anotou um duplo-duplo de 26 pontos e 10 rebotes. O ala foi eleito o primeiro MVP da história da Conferência Leste, ganhando o prêmio Larry Bird (ídolo do Celtics).

A temporada ainda não acabou. Agora, na final da NBA, o Celtics irá enfrentar o Golden State Warrios, que disputou cinco das últimas sete finais, e ganhou três. A única disputada entre os dois foi em 1964, com triunfo do Celtics por 4 a 1, na série de cinco partidas.

--

--

Dhimitri Campos
Universidade do Esporte

Estudante de jornalismo da UFRN. Integrante da Universidade do Esporte. Amante dos esportes