Aprendendo com os erros

São Paulo derruba invencibilidade, vence primeiro Choque-rei da Copa do Brasil e vai com vantagem para o segundo jogo

Carolina Abreu
Universidade do Esporte
4 min readJun 24, 2022

--

Foto: Rodrigo Corsi/Ag. Paulistão

São Paulo e Palmeiras voltaram a se enfrentar nesta quinta-feira, mais uma vez no Morumbi, mas dessa vez pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil — na última segunda-feira, as equipes se enfrentaram, e o duelo foi vencido pelos alviverdes por 2 a 1, válido pela 13ª rodada do Brasileirão. O Tricolor paulista precisava dar uma resposta 3 dias depois do resultado frustrante do ultimo Choque-rei. Já o Palmeiras vinha embalado por uma sequência de 19 jogos sem derrota.

Surpreendendo a todos, Rogério Ceni optou por utilizar a mesma escalação do jogo anterior, repetindo o time inicial pela primeira vez em mais de dois meses. O técnico que conta com uma longa lista de desfalques, montou o time com o que ele considera que tem de melhor disponível.

Já pelo lado palmeirense, o maior desfalque continuou sendo o técnico Abel Ferreira, que mesmo testando negativo para a covid-19 no dia anterior, não foi liberado pela CBF. O Palmeiras tentou argumentar que o treinador já não transmite mais o vírus, mas não recebeu a autorização. João Martins, auxiliar técnico, comandou a equipe pelo segundo jogo seguido.

O time veio para a partida modificado em relação ao último Choque-rei. Marcos Rocha, retornou a lateral-direita após duas partidas fora, devido a dores na coxa direita e Zé Rafael, que cumpriu suspensão por causa do terceiro cartão amarelo no Brasileirão. Com os reforços, o líder do Brasileirão esperava manter a invencibilidade e o belo desempenho apresentado nos últimos jogos.

Empurrado pela torcida, o São Paulo começou elétrico. Com menos de 10 minutos já tinha pressionado o time alviverde e feito o goleiro Weverton ter trabalho pra manter o zero no placar. Sendo assim, o roteiro do primeiro tempo foi parecido com o clássico de segunda-feira, o Tricolor se impôs e o Palmeiras se defendeu — mas, desta vez, com muitas dificuldades ofensivamente. Pressionando, o São Paulo foi premiado aos 30 minutos, Patrick insistiu e ganhou do zagueiro Gustavo Gómez, invadindo a área e batendo sem chances para Weverton. O time palmeirense ainda reclamou falta em Dudu, mas o árbitro confirmou o gol.

Depois de aberto o placar, o São Paulo continuou insistindo em busca de aumentar a diferença. O Tricolor fez um primeiro tempo melhor até do que o de segunda-feira. A equipe não deixou o Palmeiras sequer chegar na área de Jandrei. O Palmeiras não conseguiu finalizar nenhuma vez em direção ao gol contra quatro do São Paulo.

O questionamento para o segundo tempo era inegável. O Palmeiras repetiria o que aconteceu no jogo passado? O São Paulo teria aprendido a lição? Os times aguentariam a exaustão física e mental?

Tudo foi respondido nos 45 minutos finais. O time tricolor seguiu ligado no jogo, mesmo dando algum espaço a equipe alviverde, o que podia ter custado caro, porém se manteve agressivo e isso fez a diferença, impedindo assim que o Palmeiras o sufocasse como na partida anterior.

A inoperância do ataque palmeirense foi o destaque negativo, mesmo com as substituições feitas. O time não conseguiu finalizar no gol nenhuma vez durante toda a partida. Pelo lado tricolor, destaques positivos para Leo Pelé, Gabriel Neves, Rodrigo Nestor, Calleri e Patrick, autor do gol.

Porém nem tudo foi festa para os mais de 38 mil são-paulinos presentes no Morumbi esta noite. A imagem do equatoriano Arboleda prendendo o pé no gramado e caindo sobre o próprio corpo preocupou os torcedores. O zagueiro deixou o gramado chorando e deve ser o nono jogador a parar no departamento médico.

São Paulo e Palmeiras voltam a campo no próximo domingo (26), pelo Campeonato Brasileiro. O Verdão vai a Florianópolis (SC), defender sua liderança em confronto com o Avaí, às 16h (de Brasília). O Tricolor busca a recuperação ante o Juventude, de novo no Morumbi, às 18h (de Brasília).

Os times voltam a se encontrar no jogo de volta pelas oitavas de final da Copa do Brasil no dia 14 de julho, às 20h (de Brasília), no Allianz Parque. O resultado do jogo de hoje faz com que o São Paulo vá com vantagem para a segunda partida. Um empate será suficiente para que a equipe de Rogério Ceni avance para as quartas de final da Copa do Brasil, enquanto o Verdão precisa vencer por dois gols de diferença para avançar no tempo normal — vitória por um gol leva a decisão para os pênaltis.

--

--