Ayrton Senna do Brasil

Há 30 anos, um dos maiores ícones do esporte mundial dava adeus de forma trágica com apenas 34 anos

André Luís
Universidade do Esporte
3 min readMay 4, 2024

--

Getty Images

Eu não vi Senna, mas vi um legado inestimável. Não tive a sensação de diversos brasileiros em acordar cedo nas manhãs de domingo para acompanhar as corridas do tricampeão mundial.

Não soube o que era ouvir a composição do maestro Eduardo Souto Neto, quando Ayrton era o primeiro a passar pela bandeira quadriculada. Bem como não pude vibrar a cada vitória e conquista de título na Fórmula 1.

Além disso não senti a dor de diversos brasileiros ao ouvir “Senna bateu”, na voz de Galvão Bueno naquele 1º de maio de 1994 no Grande Prêmio de San Marino, quando todos acompanharam, em rede nacional, a despedida trágica do ídolo de uma nação.

Pascal Rondeau/ALLSPORT

Nasci seis anos depois do adeus, não pude acompanhar a inesquecível trajetória dentro das pistas mundo afora. Mas cresci ouvindo as histórias e o quanto Ayrton Senna marcou não só o esporte mundialmente, mas também as diversas gerações, não só aquelas que contemplaram o piloto em vida, mas as que surgiram após 94.

Inicialmente não compreendia o tamanho da perda, mas com o passar dos anos fui conhecendo a história e pude entender o sentimento daquela corrida em Ímola.

A cada dia 1º de maio consegui perceber o tamanho do legado deixado por Senna, bem como toda a simbologia que o piloto tem nacionalmente. Em depoimentos, homenagens e assistindo trecho das corridas, entendi a sua representação dentro do esporte.

Além de um grande profissional, Ayrton também era gigante como pessoa.

“Pai, como foi a morte de Ayrton Senna?”

“O Brasil parou, todo mundo chorou. As televisões transmitiram direto, ninguém esperava. Era um heroi nacional. Todo mundo parava para ouvir aquela música, que depois da morte tornou-se triste.”

Luca Bassani/Car Magazine

A perda de um ídolo nacional, uma figura icônica que nunca deixava de transmitir esperança àqueles que o acompanhavam. Inspiração dentro e fora das pistas. Uma nação arrasada, a dor que as pessoas sentiam era a mesma da perda de um parente próximo.

Posso não ter prestigiado a carreira brilhante de Senna, mas enxergo a sua grandiosidade dentro do esporte. Quando fala-se de Fórmula 1 no Brasil, não tem para onde fugir, o nome do menino que nasceu em Cerqueira César é a referência.

Eternizado no mundo do automobilismo pelas vitórias e conquistas, Senna tornou-se eterno no coração de diversos brasileiros, até mesmo daqueles que não eram fãs do automobilismo. Ele foi mais que um piloto, o legado deixado fala por si.

Sem dúvidas uma das coisas que queria ter vivido nesses anos no esporte era presenciar uma vitória de Ayrton Senna na Fórmula 1 em uma manhã de domingo, ao som do “Tema da Vitória”.

Ayrton Senna da Silva que virou Ayrton Senna do Brasil e tornou-se eterno.

“Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá” — Ayrton Senna.

Fernando Pereira

--

--

André Luís
Universidade do Esporte

Contando algumas histórias por ai. Jornalista em formação pela UFRN e membro do Universidade do Esporte.