Brasil esbarra nos próprios erros

Seleção Feminina não conseguiu segurar as norte-americanas no último jogo da Semana 1 e perdeu a invencibilidade na VNL

Carolina Abreu
Universidade do Esporte
2 min readJun 5, 2022

--

Foto: FIVB

Diferente dos últimos jogos, a Seleção, que passa por renovação, errou bastante e foi dominada pelas norte-americanas, que confirmaram favoritismo na noite deste sábado (4), e derrubaram a invencibilidade da equipe sul-americana. As seleções se reencontraram pela primeira vez após a final Olímpica.

O time de Kiraly superou o Brasil por 3 sets a 0 (21–25, 20–25, 18–25), com show de Jordan Thompson, que fez 18 pontos na partida além do destaque para a levantadora Carlini, que municiou outras jogadoras norte-americanas, principalmente as ponteiras.

Pelo lado brasileiro, Zé Roberto estava nervoso e com certa razão, fez muitas mudanças. A mais acertada delas foi a entrada de Ana Cristina que marcou 7 pontos, o mesmo que Julia Bergmann e Pri Daroit, essa sendo a mais constante em quadra. Carol foi a maior pontuadora com oito pontos, sendo cinco apenas de bloqueio.

A sensação que fica é que se o Brasil tivesse oscilado menos durante a partida, talvez o resultado fosse diferente. O time parecia entrar em colapso em determinados momentos no jogo, cometendo erros bobos na recepção, cobertura de bloqueio e no ataque. É fato que esse jogo escancarou alguns aspectos ruins da equipe, mas não se pode esquecer que é o início de uma renovação, onde somente 4 jogadoras permaneceram do antigo ciclo. Apontar os erros nesse início de transição é precipitado. Falta paciência dentro e fora de quadra.

No geral, a primeira semana surpreendeu positivamente os amantes da Seleção Feminina de Vôlei. A experiência de Macris, a constância de Carol e o frescor que as novas apostas de Zé Roberto trouxeram ao time dão boas expectativas. Gabi e Rosamaria devem reforçar a equipe em Brasília.

Os próximos jogos da SFV serão na capital brasileira, pela segunda semana de competição, entre os dias 15 e 19 de junho.

15/6 — Brasil x Turquia, às 21h

16/6 — Brasil x Holanda, às 21h

18/6— Brasil x Itália, às 15h

19/6 — Brasil x Sérvia, às 10h

--

--