Brilha a estrela de um jovem fenômeno

Em noite histórica de Endrick, Palmeiras vence Furacão fora de casa e pode se tornar campeão brasileiro ainda nesta rodada

Murilo Martins
Universidade do Esporte
5 min readOct 26, 2022

--

Foto: Gabriel Machado/AGIF

Athletico-PR e Palmeiras se enfrentaram na noite de terça (25), na Arena da Baixada, em jogo válido pela 34ª rodada do Brasileirão. Na rodada passada, o Athletico visitou o RB Bragantino e perdeu por 4x2, em Bragança Paulista. O Verdão recebeu, no Allianz Parque, o Avaí e venceu por 3x0.

No início da rodada, a equipe paranaense ocupava a sexta colocação na tabela, com 51 pontos conquistados. O Palmeiras iniciou a rodada na liderança do campeonato com 71 pontos e podendo, em caso de derrota de Internacional e Corinthians, ser campeão nesta mesma semana.

O Furacão tem uma importante decisão no próximo final de semana contra o Flamengo pela final da Libertadores, por isso Felipão, treinador do time paranaense, foi mais cauteloso na escalação da equipe. O time mandante foi a campo com Anderson no gol, Orejuela, Matheus Felipe, Nico e Pedrinho na zaga, Bryan Garcia, Hugo Moura e Léo Cittadini no meio de campo e Vitor Bueno, Rômulo e Vitor Roque no ataque.

A equipe palmeirense foi a campo com o melhor que tinha disponível. Abel Ferreira, técnico alviverde, escalou seu time com Weverton no gol, na linha de zaga Marcos Rocha, Murilo, Gustavo Gómez e Piquerez. Os meio campistas foram Danilo, Zé Rafael e Gustavo Scarpa e o trio de ataque formado por Mayke, Dudu e Rony.

Primeiro tempo

A primeira etapa da partida começou com o Palmeiras muito ofensivo e ficando a maior parte do tempo com a posse de bola. Essa pressão alviverde exaltou os ânimos da equipe paranaense que passou a brigar mais pela posse de bola e tentou igualar as chances de gol, que até então tinham sido em sua maioria do time paulista. Enquanto o Palmeiras tentava atacar pelas laterais do campo explorando Dudu e Mayke, o Furacão abusava de chutes de longa distância para tentar surpreender o goleiro Weverton. Em uma troca de passes da equipe paranaense, a bola sobrou para Matheus Felipe no círculo central, o zagueiro dominou, ajeitou o corpo e mandou uma bomba, de muito longe, acertando na gaveta do gol defendido por Weverton. Uma verdadeira pintura na Arena da Baixada para abrir o placar da partida.

Logo após o gol, o Athletico-PR cresceu na partida. Passou a pressionar mais a saída de bola do Palmeiras e passou a levar mais perigo com seus chutes de fora da área. Nos minutos finais do primeiro tempo a partida se mostrava bem parelha, com o Palmeiras voltando a ter mais posse de bola, mas em desvantagem no placar. Fim da primeira etapa: Athletico-PR 1x0 Palmeiras.

Segundo tempo

Os dois treinadores voltaram para a segunda etapa com alterações. Felipão tirou Vitor Roque e Nico para a entrada de Cuello e Pedro Henrique, Abel Ferreira tirou Danilo e Mayke para colocar Endrick e Gabriel Menino. As alterações mudaram o jogo para os dois lados, o Palmeiras passou a ser mais ofensivo do que estava sendo e o Furacão procurava cadenciar mais a partida. Mas um jogador em especifico mudou a história da partida, Endrick. Aos quinze minutos, o atacante pressionou a zaga paranaense e roubou bola perto da área adversária, o atacante achou Dudu sozinho dentro da área, que não converteu. A bola voltou para o ponta palmeirense, mas dessa vez serviu Endrick, que não desperdiçou e empatou a partida. Com esse gol, o atacante se tornou o mais jovem a marcar em um jogo do Brasileirão, com 16 anos, 3 meses e 4 dias.

Com o gol, a equipe athleticana perdeu a cabeça e foi em direção ao árbitro reclamar de falta na roubada de bola de Endrick em cima de Pedro Henrique, o que só causou problemas para o Furacão, que teve Cuello expulso devido à reclamação excessiva. Felipão tentou ajeitar seu time após a expulsão e fez mais duas substituições, Vitinho no lugar de Vitor Bueno e Erick na vaga de Hugo Moura. As alterações feitas pelo Athletico mal tiveram tempo de sentir o jogo e o Palmeiras ampliou o placar. Após boa jogada pela ala esquerda do ataque, Rony recebeu livre na ponta e cruzou, Endrick cabeceou no meio dos zagueiros adversários e mandou a bola para o fundo das redes, marcando seu segundo gol no jogo.

O gol foi motivo para Felipão mexer mais uma vez na equipe. O treinador tirou Bryan Garcia e colocou Matheus Fernandes. Mas a noite realmente não estava boa para o Furacão, em mais uma jogada de perigo envolvendo Endrick e Rony, o Palmeiras chegou a um escanteio. Scarpa foi para cobrança e encontrou Gustavo Gómez dentro da área, que testou firme para balançar as redes paranaenses pela terceira vez na noite e acabar de vez com uma reação athleticana. Com a partida indo para os minutos finais, Abel Ferreira tirou seus principais jogadores, Scarpa, Rony e Dudu, para colocar a Atuesta, Breno Lopes e Bruno Tabata.

Fim de jogo: Athletico-PR 1x3 Palmeiras

A partida foi, na maior parte do tempo, dominada pelo Palmeiras. A equipe alviverde controlou mais a bola e teve as melhores chances desde o início do jogo. O Athletico-PR entrou em campo com um time reserva e que foi valente até a expulsão de Cuello no início do segundo tempo, a partir daí as coisas desandaram. Porém, é impossível terminar sem falar da noite estrelada de Endrick, mudou completamente o jogo e fez dois gols em uma partida que pode decretar o título palmeirense e com apenas 16 anos, é algo para ficar na história desse menino que tem tudo pra se tornar um fenômeno.

Foto: Twitter @geglobo

Com esse resultado, o Furacão permanece na sexta colocação com 51 pontos e o Palmeiras segue mais líder do que nunca e chega a 74 pontos na tabela. A equipe paulista precisa agora esperar que Internacional e Corinthians sejam derrotados em seus jogos para poder soltar o grito de campeão.

Na próxima rodada, o Athletico-PR recebe o Goiás, às 16h, na Arena da Baixada, no quarta-feira (2). Já o Verdão enfrenta, também na quarta-feira (2), o Fortaleza, às 16h, no Allianz Parque.

*atualizado em 27/10/2022, às 13h

--

--