Ceará tem primeiro tempo de luxo e vence a primeira sob o comando de Lucho González

Flávio Monteiro
Universidade do Esporte
3 min readSep 11, 2022
Foto: Stephen Eilert/Ceará SC

Na tarde deste sábado (10), o Ceará recebeu o Santos na Arena Castelão, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, e bateu os paulistas pelo placar de 2x1. A vitória foi a primeira de Lucho González como treinador. Os gols da partida foram marcados por Zé Roberto e Guilherme Castilho, pelo lado do Ceará, e por Marcos Leonardo, pelo lado do Santos.

Depois de estrear com um bom empate contra o Flamengo, Lucho González tinha desfalques importantes para a partida de hoje, já que Vina e Jô estavam suspensos por terem levado, respectivamente, o terceiro cartão amarelo e cartão vermelho no jogo anterior. Para substitui-los, o argentino optou por Zé Roberto e Guilherme Castilho. O jogo mostrou que as escolhas foram perfeitas.

Já o Santos, bastante criticado sob o comando de Lisca, vinha de derrota para o Goiás, e precisava vencer para dar uma resposta a sua torcida. Sem Rodrigo Fernandez, lesionado, Camacho seria o responsável por assumir a posição de primeiro homem do meio campo.

E a partida não poderia ter iniciado de maneira melhor para o time da casa. Logo aos 5 minutos, Nino Paraíba recebe bola pela direita, avança em velocidade pelo meio, e toca para Guilherme Castilho abrir o placar no Castelão, enlouquecendo a torcida presente no estádio. A linha defensiva santista se mostrava desatenta desde os primeiros minutos de jogo.

O primeiro tempo era todo do Ceará, que conseguia impor seu jogo sem dificuldades contra um Santos apático. Richardson, volante da equipe cearense, era o destaque da equipe e fazia primeiro tempo primoroso, travando às possíveis chegadas santistas pelo meio campo, enquanto seus companheiros agrediam a área dos paulistas a todo momento.

Parecia questão de tempo para que o Vozão ampliasse o placar. Quase acontece aos 20 minutos, em falta cobrada por Guilherme Castilho, que parou no travessão de João Paulo. Mas o segundo gol só veio mesmo dez minutos depois, em mais uma bobeada da defesa santista: Eduardo Bauermann recua mal a bola e Zé Roberto intercepta, para tirar do goleiro e marcar 2x0 para o Vozão.

O intervalo deve ter sido um balsamo para os comandados de Lisca, que assistiram 45 minutos de um Ceará que parecia nem se esforçar para manter a vantagem no placar. Visando mudar o panorama do jogo, o treinador fez três alterações no peixe para a segunda etapa, com Luan, Nathan e Lucas Pires entrando no lugar de Zanocelo, Madson e Carabajal.

A equipe levou um susto logo cedo, quando Castilho (sempre ele) assustou com um chute na entrada da área, exigindo boa defesa de João Ricardo. No entanto, o segundo tempo acabou se mostrando bastante favorável ao Santos. O Peixe chegava com mais regularidade no ataque, principalmente ao pressionar Richard Coelho.

E foi nesse tipo de lance que o Peixe diminuiu o placar: Richard dominou a bola, se deparou com uma forte marcação santista em cima de si, e fez uma tentativa ruim de recuar para João Ricardo, praticamente dando um passe para Marcos Leonardo mandar para o fundo das redes.

Após o gol, o ritmo do jogo diminuiu, com o Santos permanecendo levemente superior. O empate quase veio aos 43, quando Marcos Leonardo finalizou após jogada individual, mas Gabriel Lacerda interceptou a bola e impediu o centroavante santista de marcar o segundo. O placar não se alterou mais, e a partida terminou em 2x1.

Com a vitória, o Ceará se afasta da zona de rebaixamento e chega provisoriamente ao 12º lugar, com 31 pontos. A equipe vem ganhando confiança, e deve tentar manter a boa fase contra o São Paulo, no próximo domingo (18), pela 27ª rodada do Brasileirão.

O Santos, por sua vez, segue estacionado no meio da tabela, com 34 pontos e ocupando o 10º lugar. O Peixe não pode ser ultrapassado até o fim da rodada, mas precisa de uma dose de ânimo para o próximo jogo, já que o time vai até o Allianz Parque enfrentar o Palmeiras, líder isolado do campeonato, no próximo domingo (18).

--

--

Flávio Monteiro
Universidade do Esporte

Estudante de Jornalismo na UFF. Formado em Licenciatura em História pela UFPA. Totalmente apaixonado por esportes.