Chumbo trocado

Fluminense vence Coritiba em partida cheia de gols e que foi mais difícil do que a vitória elástica pode sugerir

Flávio Monteiro
Universidade do Esporte
3 min readAug 21, 2022

--

Caio Paulista, autor do primeiro gol tricolor (Foto: Gabriel Bastos Mello/Onzex Press)

Após conquistar a classificação sobre o Fortaleza na Copa do Brasil, o Fluminense entrou na 23ª rodada do Campeonato Brasileiro com força máxima (exceto PH Ganso, que ficou no banco de reservas) para encarar o Coritiba. Com um sonoro 5 a 2 aplicado nos adversários, os cariocas se mantiveram firmes no G4 da competição. Nathan, Arias, Caio Paulista e Willian (duas vezes) marcaram para os Tricolores, enquanto Alef Manga e Egídio descontaram para o Coxa.

O clima no Maracanã era favorável a um bom resultado dos comandados de Fernando Diniz, que em boa fase, enfrentariam um Coritiba na zona de rebaixamento, que vindo de 3 derrotas seguidas, tentava se reencontrar sob as orientações de Guto Ferreira, que fazia sua estreia como técnico dos alviverdes.

E a partida não poderia ter começado de maneira melhor para o Fluminense, que abriu o placar cedo, aos 3 minutos, com Caio Paulista após passe rasteiro de Matheus Martins. Mesmo depois de abrir o placar, o Tricolor continuava insinuante, pressionando o Coxa com a posse de bola que já é característica de seu treinador. Dessa forma, não foi surpresa alguma ver Jhon Arias ampliar aos 36, levando a torcida presente no estádio ao delírio.

Mas o que se mostrava uma vitória encaminhada contra um adversário frágil, acabou se revelando uma partida bastante traiçoeira na etapa complementar. Com três alterações em relação ao time do primeiro tempo, o Coritiba voltou mais agressivo do intervalo para buscar uma reação, que foi esboçada aos 72, quando Alef Manga recebeu de Fabricio Daniel em contra ataque para marcar o primeiro do Coritiba no jogo.

Depois do gol, o clima no Maracanã se converteu de euforia para nervosismo. O Coxa se mostrava atento aos erros do Fluminense, que sentiam a pressão em cada contra-ataque cedido. Nem o belíssimo gol de falta de Nathan, aos 77, foi suficiente para aliviar os ânimos tricolores, já que Egídio logo descontaria, também de falta, para manter o placar a um gol do empate.

Entretanto, após minutos de tormento, o bálsamo veio aos cariocas no apagar das luzes. Willian, sempre muito criticado, marcou duas vezes para afastar qualquer possibilidade da equipe não sair com os três pontos da partida.

Com o resultado positivo, o time das Laranjeiras assume temporariamente o segundo lugar, podendo ser ultrapassado por Corinthians ou Flamengo, a depender dos resultados das partidas de domingo (21). Os tricolores voltam a campo na próxima quarta (24), quando recebem o alvinegro paulista pela partida de ida das semifinais da Copa do Brasil.

Já o Coritiba se complica ainda mais, correndo o risco de cair para a 19ª colocação e ver os adversários diretos contra o rebaixamento se afastarem ainda mais em pontuação. O Coxa terá uma semana livre para treinamentos até o próximo confronto, que só ocorre no sábado (27), quando recebe o Avaí no Couto Pereira.

--

--

Flávio Monteiro
Universidade do Esporte

Estudante de Jornalismo na UFF. Formado em Licenciatura em História pela UFPA. Totalmente apaixonado por esportes.