Clássico para testar o coração do vovô

Botafogo e Fluminense fizeram jogo movimentado visando a vaga na Libertadores

Hildo Nogueira
Universidade do Esporte
3 min readOct 25, 2022

--

Foto: Vítor Silva / BFR

Apesar da distância de 11 pontos na tabela, Botafogo e Fluminense entraram em campo buscando o mesmo objetivo: a Copa Libertadores de 2023. O Tricolor querendo a vaga direta, após sequência ruim e início de recuperação na última rodada, quando venceu o Avaí. Já o Alvinegro, que acabara de perder pro Internacional, buscava a retomada no clássico para ficar vivo na briga pela vaga na fase preliminar do mais importante torneio continental. Com a expectativa de G-8, as últimas rodadas tendem a ser bastante disputadas.

Pelo estilo de jogo das duas equipes, o panorama apresentado na partida não surpreendeu. Tivemos um Fluminense propositivo e um Botafogo mais cauteloso, buscando os contragolpes para surpreender o rival. Apesar do maior ímpeto, o time de guerreiros não criou tantas chances como de costume, mérito também da defesa alvinegra que soube ler bem as movimentações do adversário durante grande parte da primeira etapa.

O primeiro gol do jogo veio aos 40 da etapa inicial. Após jogada pela direita, Eduardo recebeu na área e completou no contrapé de Fábio para abrir o placar. Com o gol, o time de Fernando Diniz se viu obrigado a ir para cima e deixar mais espaços para a equipe de General Severiano.

No início do segundo tempo, a velocidade pelos lados deu resultado para o Glorioso ampliar o marcador. Aos 6, Jefinho ganhou pela esquerda, invadiu a área e bateu na saída de Fábio. Um 2x0 da equipe que soube aproveitar as chances que teve e que impunham ao time das Laranjeiras um cenário complicado dentro da partida.

O Fluminense precisava de um descomplicador. O nome dele? Matheus Martins. Praticamente na primeira jogada após sair do banco de reservas, conseguiu o pênalti que Ganso bateu e diminuiu. O jovem atacante de 19 anos partiu pra cima e quebrou a linha de defesa alvinegra, sendo parado apenas na falta. Com o placar alterado, o jogo ganhou em emoção, com o Fluminense passando a criar bem mais na busca pela igualdade.

Matheus Martins entrou e mudou o jogo. Foto: Twitter Fluminense F.C.

E o empate veio aos 36. Após bate rebate na área, a bola sobrou para ele, Matheus Martins, que fuzilou a rede de Gatito. Em poucos minutos, o camisa 37 do Fluzão conseguiu se tornar o nome da partida. Porém, a partir daí, o Botafogo conseguiu segurar as investidas do Flu, mantendo o placar inalterado até o apito final.

O resultado não foi bom para nenhuma das equipes: o tricolor estacionou na quinta posição, ficando no limite para conseguir a vaga direta na próxima Libertadores da América. Já o time de Luís Castro ainda sonha com a vaga na chamada pré Libertadores, mas na décima primeira posição, não terá vida fácil para conseguir chegar ao objetivo.

Ambos voltam a campo na próxima quarta. O Bota enfrenta o Red Bull Bragantino no Engenhão. Já O Nense vai para o confronto direto contra o Corinthians, em Itaquera.

--

--