Com empate contra o Flu, Fortaleza dá adeus ao sonho da Libertadores

Matteus Fernandes
Universidade do Esporte
2 min readDec 5, 2019
O atacante do Fortaleza, Wellington Paulista, segura a bola contra defensor do Fluminense (Foto: Divulgação/Fluminense)

Na reta final do Brasileirão 2019, com o título da competição já definido e a briga contra a queda de divisão distante, Fluminense e Fortaleza entraram em campo na 37ª rodada na busca por vaga em torneios continentais.

O Tricolor das Laranjeiras queria o seu lugar na Sul-Americana, enquanto que o Leão do Pici sonhava com a Libertadores, mas contava com a copa do segundo escalão da América do Sul como garantia. Apesar dos vários ingredientes, os 39.965 torcedores no Maracanã presenciaram um empate em zero a zero.

Jogadores de Fluminense e Fortaleza até tentaram sair de campo com a vitória para comemorar com suas torcidas. Esforço e dedicação não faltaram, oportunidades de gols foram criadas, só que a pontaria não esteve bem calibrada durante o confronto. O maior “quase” do jogo ficou com Gilberto. O lateral do time carioca acertou a trave no segundo tempo, fazendo os torcedores levarem as mãos à cabeça.

Mesmo que o número de finalizações tenha sido igual — treze chutes de cada equipe — foi o Fluminense quem pareceu estar mais próximo de abrir o placar durante todo o jogo. Os cariocas conseguiam invadir a área adversária, mas as jogadas não foram traduzidas em gol.

Se o volume de jogo estava maior jogando de igual para igual, o Fluminense teve a oportunidade de crescer ainda mais no duelo com a expulsão do zagueiro Paulão, do Fortaleza, aos 25 minutos da segunda etapa. Sobrariam pelo menos vinte minutos com um homem a mais dentro de campo.

Sobrariam. Apenas seis minutos após Paulão levar o segundo amarelo por impedir um contra-ataque, foi a vez do volante Dodi ser expulso, também por uma segunda advertência.

A tônica de todo o jogo do Fortaleza foi de recuperar a bola e partir rapidamente para o campo de ataque. Edinho era o principal elo de ligação entre o setores defensivo e ofensivo. Faltou aos cearenses criatividade para criar jogadas com a rapidez que o seu plano de jogo pedia.

Em nono lugar, com 50 pontos, o Fortaleza não consegue mais atingir os 54 pontos do Internacional, último dos classificados à pré-Libertadores. O Fluminense conseguiu subir uma posição na tabela, ultrapassou o Botafogo, o suficiente para entrar na zona de classificados à Copa Sul-Americana.

Na 14ª posição, para garantir a vaga no torneio internacional, o Fluminense só depende de si na próxima rodada, quando enfrenta o Corinthians fora de casa, no domingo, às 16h. No mesmo dia e horário, o Fortaleza encerra sua participação nesta edição do Campeonato Brasileiro contra o Bahia, na Arena Castelão.

--

--

Matteus Fernandes
Universidade do Esporte

Jornalista em formação. Reporta, comenta, narra e ama esportes.