Segue o líder

Com gol de Jajá, no apagar das luzes, Cruzeiro vence e se isola na liderança da Série B do Campeonato Brasileiro

Diogo Bertolin
Universidade do Esporte
3 min readMay 29, 2022

--

As provocações se iniciaram antes mesmo do início da partida, quando na última quinta-feira (26), no programa “ Debate”, da rádio Tabelando, um dos participantes foi perguntado sobre os adversários que o time celeste já havia enfrentado e afirmou: “ só ganhou de baba né”.

Foto: Reprodução/Youtube Rádio Tabelando

Imediatamente após o ocorrido, a torcida do time mineiro se movimentou nas redes sociais, repercutindo a fala e marcando os jogadores como o centroavante Edu e o técnico Paulo Pezzolano, por exemplo, em uma tentativa de motivar a equipe.

A partida aconteceu no estádio Heriberto Hülse, carinhosamente conhecido como majestoso, na última sexta-feira (27), os treinadores travaram uma batalha tática montando suas equipes de forma espelhada. O time mineiro jogou em um 3–4–3, enquanto o time catarinense jogou em um 4–3–3 para inibir o forte ataque adversário.

Por isso, o primeiro tempo foi muito truncado com fortes divididas e disputas pela bola, sem qualidade técnica. A partida tendeu a ficar melhor para o Cruzeiro, quando aos 28 minutos do primeiro tempo, o juiz Paulo Roberto Alves Junior expulsou Leo Costa, meia do time carvoeiro, por conduta violenta após análise da jogada no VAR.

A vantagem numérica da Raposa não se transformou em oportunidades de gol e o Criciúma chegou a abrir o placar aos 48 minutos da primeira etapa. Gol marcado pelo lateral Marcelo Hermes, contudo, após nova análise do VAR, a arbitragem constatou que o jogador havia empurrado a bola para rede com a mão e o gol foi anulado, para revolta de todos os jogadores do time mandante e torcedores presentes no Heriberto Hülse.

Após a volta do intervalo, o time visitante começou a exercer pressão aproveitando o jogador a mais em campo. Mesmo assim, esbarrava na falta de criatividade dos jogadores de meio, que quando criavam alguma jogada não eram bem concluídas pelos atacantes. O goleiro Rafael Cabral assistiu de camarote o segundo tempo, pois a equipe mandante não criou grandes oportunidades.

No final da partida, o Cruzeiro já praticava o famoso “abafava”, cruzando inúmeras bolas para área consagrando a dupla de zagueiros do Criciúma. Entretanto, naquele que talvez tenha sido o melhor lampejo de criatividade do time mineiro, aos 47 minutos da segunda metade de jogo, o atacante Jajá fez grande jogada individual com bela finalização no canto esquerdo do goleiro Gustavo, e abriu o placar que garantiu a vitória do líder.

Foto: Staff Images/Reprodução

Com o resultado positivo, o Cruzeiro dispara na liderança da Série B, alcançando 22 pontos e abrindo uma diferença de cinco pontos para o segundo colocado Vasco, além de abrir nove pontos a frente do Grêmio, primeiro time fora do G4. Aumentando a sequência de jogos sem derrota para 7 jogos, sendo destes 6 vitórias e 6 jogos sem sofrer gol, fazendo brilhar ainda mais o trabalho do técnico uruguaio.

--

--