Como onça: Flamengo vence na Arena Pantanal

Cuiabá e Flamengo se enfrentaram pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A

Joao Pedro Barbalho
Universidade do Esporte
3 min readOct 9, 2022

--

O futebol é sempre feito de momentos. Quando dois times se enfrentam, buscam um único objetivo: a vitória. E são as vitórias e derrotas que definem, como dito anteriormente, o momento. Analisando a atual conjuntura do futebol brasileiro, Cuiabá e Flamengo estão em diferentes “prateleiras”.

O Cuiabá, time que está a poucos anos na elite do futebol brasileiro, busca sua permanência na Série A, ocupando atualmente o 17° lugar na competição, e encarando a partida contra o clube carioca como uma final — como todas as outras daqui pra frente. Já o Flamengo, finalista da Copa do Brasil e da Libertadores, vê o Palmeiras disparar na liderança da competição nacional, e por opção do técnico Dorival Júnior, decide entrar em campo com time “alternativo”.

Situações opostas na temporada, e promessa de grande jogo na Arena Pantanal. Resta apenas saber se ambos os times atenderão as expectativas.

O Primeiro Tempo

Os primeiros 45 minutos de jogo podem ser resumidos em monotonia. Uma partida com pouquíssima criatividade de ambas as equipes, porém com leve domínio do rubro-negro carioca.

Criatividade foi o que faltou. O Flamengo, sentindo a ausência de seus principais criadores de jogadas, como Arrascaeta, Everton Ribeiro e Gabigol, se viu sufocado no meio de campo.

Boas oportunidades foram criadas pelas laterais, com avanços de Varela, ganhando oportunidade na lateral-direita, e nas chegadas com velocidade nos pés de Marinho, que criou a principal jogada do time carioca na primeira etapa, e de Everton Cebolinha, sempre perigoso pela esquerda.

Já o time Mato-Grossense teve nas bolas paradas as suas melhores oportunidades, mas nenhuma com real perigo a meta do goleiro Santos.

Restou, ao fim dos primeiros 45 minutos, a esperança por uma segunda etapa mais agitada.

A Segunda Etapa

O segundo tempo começou agitado. O Cuiabá, muito pela movimentação dos seus atacantes — entre eles Deyverson, o carrasco rubro-negro na última final de Libertadores — conseguiu chegar com perigo, e passou a dominar as ações ofensivas da partida.

Foi quando, chegando à marca de 15 minutos, Everton Cebolinha fez boa jogada pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro pra Matheus França, joia da Gávea, abrir o placar para o Flamengo. Placar aberto e alívio pro rubro-negro, que se via sufocado pela blitz dourada.

Após o gol, a equipe carioca cresceu, e o Cuiabá recuou. Devido a sua grande qualidade individual, as jogadas rubro-negras foram fluindo de maneira natural, até que, em jogada de infiltração, Marinho é empurrado na área e a penalidade máxima é marcada para o time carioca. A torcida clamava o nome de Vidal para realizar a cobrança, mas o chileno fez questão de “cedê-la” para o próprio Marinho, que fez ótima cobrança e não desperdiçou. 2 a 0 Flamengo e vitória bem encaminhada.

Ao apagar das luzes, já aos 48 minutos, Rafael Gava, meio-campista do Cuiabá, roubou a bola em saída arriscada de Diego Ribas e bateu colocado para diminuir para o Dourado. Ao apito final, 2 a 1 para o Flamengo, e um “balde de água fria” para os donos da casa

Foto: Instagram do Flamengo

Os Próximos Compromissos

O próximo confronto do time Mato-Grossense é contra o Ceará, fora de casa, valendo preciosíssimos 3 pontos para a luta contra o rebaixamento. Já o Flamengo está com todas suas atenções voltadas para o primeiro jogo das finais da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, contra o Corinthians na capital paulista.

--

--