Confira os 14 jogadores que ganharam a Champions League e Libertadores

Com o título do Flamengo, David Luiz entrou para a seleta lista de jogadores que conquistaram os dois torneios mais importantes da América do Sul e Europa

Gabriel Gomes
Universidade do Esporte
5 min readOct 30, 2022

--

Para o jogador nascido na América do Sul, o sonho é conquistar, no mínimo, dois títulos na carreira: a Libertadores e a Champions League. No nosso continente, só jogadores brasileiros e argentinos conquistaram esse feito, e com o título do Flamengo, essa lista aumentou para 14 nomes, sendo nove brasileiros e cinco argentinos.

Juan Pablo Sorín

Pablo Sorín conquistou por River Plate e Juventus (Foto: Reprodução/Futebol no Planeta)

Conquistar a Libertadores e a Champions League na carreira é um feito para poucos, imagina conquistar no mesmo ano! Foi o que aconteceu com Pablo Sorín, campeão da Libertadores pelo River Plate, em 1996, contra o América de Cali-COL, se transferiu para a Juventus e ganhou o torneio contra o Ajax.

Santiago Solari

Santiago Solari conquistou por River Plate e Real Madrid (Foto: Reprodução/Futebol no Planeta)

Outro que ganhou a Libertadores em 1996 e conquistou a UEFA Champions League foi Santiago Solari. O argentino defendeu a camisa do River Plate por quatro anos e demorou seis anos para ser campeão do torneio europeu pelo Real Madrid.

Dida

Dida conquistou por Cruzeiro e Milan (Foto: Reprodução/O Tempo)

O primeiro brasileiro da lista é o lendário Dida: campeão da Libertadores em 1997 pelo Cruzeiro contra o Sporting Cristal, o goleiro precisou de seis anos para ser campeão europeu pelo Milan, em 2002/03, contra a Juventus, e voltou a repetir o feito em 2006/07, contra o Liverpool.

Roque Junior

Roque Junior conquistou por Palmeiras e Milan (Foto: Reprodução/Getty Images)

Roque Junior foi campeão da Champions League junto com o Dida, pelo Milan, em 2002/03, mas o seu título da Libertadores foi pelo Palmeiras, quatro anos antes, em 1999, contra o Deportivo Cali-COL.

Cafu

Um dos maiores vencedores da era moderna: Cafu foi campeão pelo São Paulo e Milan (Foto: Reprodução/Torcedores)

Cafu é um jogador histórico por toda a sua carreira. Nessa lista, ele é o único que ganhou duas vezes a Copa Libertadores participando, e ainda conquistou duas Copas do Mundo, além da Champions League pelo Milan. O fato curioso é que ele foi o jogador dessa lista que mais demorou para conquistar a Champions depois da Libertadores: em 1993, pelo São Paulo, e 2006/07, pelo Milan.

Carlos Tévez

O argentino que ganhou a Libertadores no Brasil: Carlitos Tévez (Foto: Reprodução/AS)

Carlitos Tévez já era um fenômeno na América do Sul, e antes de jogar pelo Corinthians, o argentino foi campeão da Libertadores, pelo Boca Juniors, contra o Santos em 2003, com gol na final disputada no Morumbi. Cinco anos depois, ele conquistou a UEFA Champions League, pelo Manchester United contra o Chelsea.

Walter Samuel

Walter Samuel conquistou pelo Boca Juniors e Internazionale (Foto: Reprodução/Futebol Latino)

A carreira do argentino ficou muito marcada por dois clubes na sua carreira: Boca Juniors e Internazionale. E ele conquistou os dois títulos mais importantes pelas duas camisas. Em 2000, venceu o Palmeiras defendendo o clube argentino, e 10 anos depois, ganhou a UEFA Champions League contra o Bayern de Munique, com dois gols do também argentino “El Príncipe” Milito.

Ronaldinho Gaúcho

O jogador que mudou a história de dois clubes: Atlético-MG e Barcelona (Foto: Reprodução/GE)

Voltando para o ano de 2003, o Ronaldinho Gaúcho saiu do Paris Saint-Germain, já como campeão do mundo, para o Barcelona. O seu primeiro ano na Catalunha foi para disputar a UEFA Europa League, muito parecido com o cenário que ficou após a saída de Lionel Messi. Ronaldinho fez parte de uma reconstrução, foi eleito duas vezes o melhor do mundo e conquistou a Champions League de 2005/06 contra o Arsenal. No Atlético-MG, ele chegou desprestigiado depois de uma passagem decepcionante pelo Flamengo, mas reergueu o clube mineiro para os títulos inéditos da Libertadores, Recopa Sul-Americana e Copa do Brasil.

Neymar

Neymar marcou gol nas duas finais pelo Santos e Barcelona (Foto: Reprodução/GE)

Aos 19 anos, Neymar foi protagonista do Santos para conquistar o título da Libertadores, em 2011, após 48 anos. Ele estreou na competição que conquistou, usou a máscara que causou a expulsão, foi vice-artilheiro, Rei da América e o primeiro título internacional da sua carreira. No Barcelona, quatro anos depois, formou o trio MSN, foi artilheiro da competição ao lado de Messi e Cristiano Ronaldo e fez gol na final contra a Juventus.

Danilo

Danilo conquistou pelo Santos e Real Madrid (Foto: Reprodução/The Sun)

Autor do gol do título da Libertadores em 2011, o Danilo foi muito importante naquela conquista com os gols contra o Cerro Porteño, Deportivo Táchira e Colo-Colo. O lateral também é bicampeão da UEFA Champions League pelo Real Madrid: em 2015/16, contra o Atlético de Madrid, e em 2016/17, contra a Juventus.

Rafinha

Donde Rafita estás és caneco (Foto: Reprodução/GE)

O Rafinha é mais um na lista que ganhou a UEFA Champions League antes da Libertadores. Em 2012/13, venceu o Borussia Dortmund quando defendia o Bayern. Seis anos depois, em uma final histórica contra o River Plate, ele conquistou a América com o Flamengo.

Ramires

Uma das cavadas mais bonitas da história do futebol (Foto: Reprodução/Helo)

Para ser sincero, eu nem lembrava que o Ramires participou, de fato, do título do Palmeiras em 2020. Campeão em 2011/12 pelo Chelsea, o volante teve uma atuação e um gol muito marcante contra um dos melhores Barcelona na história, antes de vencer o Bayern, nos pênaltis. Oito anos depois, jogou sete partidas da Libertadores, que terminou com o título do Palmeiras sobre o Santos. A última partida da sua carreira foi contra o Delfín.

Willy Caballero

Tem até foto do goleiro argentino com cabelo (Foto: Reprodução/AS)

Tive dúvidas em colocar Willy Caballero na lista. Com quatro temporadas e poucos jogos defendendo a camisa do Boca Juniors, foi difícil de encontrar fotos dele pelos xeneizes. Mas diferente da UEFA, ele inscrito, é considerado campeão da Libertadores, e foram duas, em 2001, contra o Cruz Azul, e 2003, contra o Santos. E na Champions League, também como reserva, ele foi campeão na decisão contra o Manchester City, em 2020/21.

David Luiz

A lista foi atualizada por ele: David Luiz, campeão por Chelsea e Flamengo (Foto: Reprodução/Flamengo)

Campeão na Europa junto com o Ramires em 2012, o David Luiz é o motivo desse texto. Na decisão de Guaiaquil, ele ainda não marcou o seu gol pelo Flamengo, mas foi uma peça muito importante para a equipe chegar na final e não passar em branco contra o Athletico.

--

--

Gabriel Gomes
Universidade do Esporte

Estudante de Jornalismo na UFRN, apaixonado por falar e escrever sobre o futebol.