Corinthians quebra tabu contra o Flamengo e reassume a vice-liderança

Dhimitri Campos
Universidade do Esporte
3 min readJul 11, 2022

Após nove partidas sem vencer o rubro-negro carioca, Corinthians vence por 1 a 0 com gol contra de Rodinei

Foto: Reprodução/ Rodrigo Coca / Ag. Corinthians

Em jogo válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, Corinthians e Flamengo se enfrentaram após a classificação dos dois times na Libertadores para as quartas de final, onde as duas equipes irão se enfrentar. As classificações foram de maneiras completamente diferentes, com o Rubro-negro eliminando o Tolima acumulando um 8 a 1 no agregado e 7a 1 no jogo de volta e o Corinthians se classificou com emoção do início do jogo de ida em Itaquera até o pênalti convertido por Gil em La Bombonera contra o Boca Juniors.

O time da casa entrou em campo não só pra reassumir a vice-liderança do Brasileirão entrou também pra quebrar um tabu de não conseguir vencer o Flamengo pelo Brasileirão desde 2017 e desde 2018 considerando as outras competições.

Apesar de projetarem esse jogo como uma prévia para o que vai acontecer em agosto, no torneio continental, os dois times entraram em campo com elencos mistos. O Flamengo, mais por motivos de precaução, já que tem um resultado negativo para reverter na próxima quarta pela Copa do Brasil e o Corinthians com as lesões de seus principais jogadores, entrou com o que podia dentro de campo.

O jogo começou com o Timão partindo pra cima do Mengão, com mais posse de bola, pressionando a saída de bola e pegando todos os rebotes, esse foi os primeiros 15 minutos de jogo do Corinthians. Apesar desse início bom da equipe alvinegra, o Flamengo se manteve firme e não sofreu nenhum perigo. Aliás, a primeira grande chance de jogo foi com o time carioca, Vitinho recebeu ótima bola de Vitor Hugo, dominou a bola já driblando o marcador e chutou no canto para ótima defesa de Cássio.

O Flamengo chegou mais vezes no primeiro tempo, com contra-ataques e chutes de fora da área, mas sem muita pontaria e potência. O Corinthians por mais que tivesse posse de bola e tivesse pressionado no princípio do jogo, só conseguiu finalizar aos 42' do primeiro tempo com belo chute de Adson de fora da área.

Na segunda etapa, o Corinthians voltou com Gustavo Silva e Rony nos lugares de Lucas Piton e Cantillo. As mudanças surgiram efeito, pois aos 7' do segundo tempo, Gustavo Silva cruzou na área, Fabricio Bruno desviou a bola e Rodinei tentou dominar e acabou marcando contra o próprio gol. Após o gol corinthiano, o rubro-negro colocou Pedro, Éverton Ribeiro e Marinho, numa esperança de tentar reverter o placar, mas ao invés de uma melhora no desempenho, o time carioca piorou e não criou muitas chances.

Na próxima quarta-feira, as duas equipes irão jogar no mesmo horário, para o jogo de volta da Copa do Brasil. O Corinthians terá que administrar uma vantagem de 4a 0 contra o Santos, na Vila Belmiro. Já o Flamengo, terá que reverter um placar de 2 a 1 contra o Atlético-MG, no Maracanã.

--

--

Dhimitri Campos
Universidade do Esporte

Estudante de jornalismo da UFRN. Integrante da Universidade do Esporte. Amante dos esportes