Da frustração ao retorno: a trajetória da Seleção Canadense de Futebol

Conheça um pouco mais sobre a seleção que volta a jogar uma Copa do Mundo após 36 anos

Joao Pedro Barbalho
Universidade do Esporte
3 min readNov 4, 2022

--

O futebol é incrível. Proporciona momentos de redenção, e dessas redenções surgem as mais belas histórias. Seleções, antes desacreditadas, fazem boas campanhas e trilham belas caminhadas até a maior competição de futebol do planeta.

Campanhas memoráveis como a da Costa Rica, em 2014, Turquia e Coreia do Sul, em 2002, e a mais recente finalista Croácia, em 2018, mostram que sonhar alto não custa nada. E é esse tipo de história que a seleção canadense quer protagonizar.

A caminhada até a Copa

ASeleção canadense começou as Eliminatórias da CONCACAF com um sonho: jogar uma Copa do Mundo após 36 anos. Na última participação, em 1986, os canadenses não obtiveram o resultado desejado. Era uma seleção frágil, inconsistente em meio a um país que via o fenômeno “soccer” se tornar popular.

Foi para a Copa de 86 com méritos: campeão das eliminatórias da CONCACAF, assim como em 2022. Porém, na maior competição de futebol do mundo, o sucesso não foi o mesmo. Três derrotas em três partidas disputadas, e eliminação precoce na fase de grupos do torneio.

Já na edição que se aproxima, os canadenses depositam suas expectativas nos jovens jogadores Alphonso Davies, que foi o principal destaque nas Eliminatórias e lidera a parte técnica do time, e Jonathan David, atacante campeão francês com o Lille em 2021, e que promete ser uma das revelações da Copa no Catar.

E por falar em campanha nas Eliminatórias…. Que campanha fez a seleção! Foram oito vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas. Primeiro lugar garantido e injeção de ânimo pros torcedores canadenses.

Seleção canadense de 1986

O que esperar?

Canadá em campo é promessa de partidas, no mínimo, interessantes. Com uma parte tática bem apurada e baseando seu estilo no talento dos já citados Davies e David, os canadenses comandados por John Redman utilizam a todo tempo as laterais do campo, com o intuito de explorar os espaços vazios na defesa adversária, seja em um lançamento longo seja em toques rápidos e curtos. Um time que respeita, tem convicção de suas fragilidades, mas que, acima de tudo, não abre mão do seu estilo de jogo.

Grupo e estréia no Catar

O Canadá está em um grupo que contém Bélgica e sua “geração mágica” que até agora não vingou, Croácia, atual vice-campeã do torneio e Marrocos. Sua estreia será dia 23/11, às 16h, contra a seleção belga. Promessa de bom jogo e expectativa alta para ver o que poderemos esperar da seleção campeã da Eliminatória que disputou, depois de tanto tempo fora de uma Copa do Mundo.

--

--