Depois da tempestade vem a…seca

Após chuva de gols na quarta, Corinthians e Santos empatam sem gols na Neo Química Arena

Murilo Martins
Universidade do Esporte
4 min readJun 26, 2022

--

Foto: Santos F.C / Reprodução

Pela segunda vez na semana, Corinthians e Santos encontraram-se novamente na Neo Química Arena, desta vez pela 14ª rodada do Brasileirão. O jogo desta noite teve um gosto especial para as equipes devido ao confronto de alguns dias atrás que terminou em uma vitória por 4 a 0 para o Timão, em partida válida pela Copa do Brasil.

Antes da bola rolar, o time da capital paulista ocupava a segunda colocação da tabela, três pontos atrás do líder Palmeiras. Já o Peixe chegou para o jogo na oitava posição, buscando subir na tabela e também reagir à derrota sofrida na última quarta-feira (22) para o mesmo rival da noite.

O time da casa contou com um elenco recheado de novidades devido a lesões e também visando preservar seus principais jogadores para o confronto contra o Boca Juniors na próxima semana, pela Libertadores. O português Vítor Pereira, treinador corintiano, montou seu time com Cássio no gol, Rafael Ramos na lateral direita, Robert e Raul Gustavo no miolo da zaga e o veterano Fábio Santos pela esquerda. Cantillo, Roni e Du Queiroz no meio de campo e um ataque com Adson e Mantuan pelas alas e Felipe centralizado.

O Santos, por sua vez, teve que ser comandado pelo auxiliar técnico Lucas Ochandorena, pois Fabián Bustos estava suspenso. Além do treinador, o time não pôde contar com o goleiro João Paulo e o meia Zanocelo, também suspensos. Ochandorena escalou John no gol, uma linha de quatro defensores com Auro, Bauermann, Velázquez e o capitão Felipe Jonatan. Camacho e Rodrigo Fernandes como volantes, Ângelo e Lucas Braga como meias avançados e Marcos Leonardo e Léo Baptistão flutuando no ataque.

O jogo começou com as duas equipes muito agressivas na marcação, o Santos dificultava a saída de bola do Timão que pouco conseguia produzir no ataque. A equipe praiana quis mostrar agressividade e manteve mais a posse de bola durante os primeiros quinze minutos de partida e atacava utilizando a velocidade de Ângelo pela parte direita do ataque. As melhores chances criadas pelo Peixão vieram em contra ataques pelas beiradas do campo e sempre com velocidade.

Após os vinte minutos do primeiro tempo o que se viu em campo eram dois times com muita dificuldade de criação e que cometiam muitas faltas na parte central do campo. A partir daí o jogo se equilibrou, o Corinthians arriscava com Fábio Santos e Mantuan pela lateral esquerda do campo, enquanto o Santos concentrava seus ataques no trio Baptistão, Ângelo e Marcos Leonardo. O panorama se manteve igual até o final da primeira etapa, que terminou sem muitas emoções.

Na volta para o segundo tempo, Vítor Pereira tirou Du Queiroz e Mantuan para dar lugar a Giuliano e William e fazer a torcida corinthiana comemorar. Logo no início da segunda etapa as mudanças deram resultados, em jogada pela ponta esquerda William trocou passes com Giuliano e deixou o meia na cara do gol, que driblou o zagueiro e finalizou pra fora. O Corinthians se mostrava mais criativo com as substituições e passou a incomodar mais a equipe santista, que tentava responder em contra ataques rápidos com seus alas.

Mais tarde no segundo tempo entraram Fagner e Júnior Moraes nos lugares de Rafael Ramos e Felipe no time cortinthiano. O Peixe respondeu tirando Ângelo e colocando Bruno Oliveira. O Corinthians passou a levar mais perigo ao gol de John, mas conforme o tempo foi passando o Peixão conseguiu equilibrar o jogo. Ainda no segundo tempo entraram Rwan, Lucas Pires e Sandry nas vagas de Auro, Baptistão e Camacho pelo Santos e Lucas Piton no lugar de Roni pelo Timão.

Os últimos vinte minutos da segunda etapa foram praticamente um espelho do que aconteceu no período anterior, muita dificuldade de criação e muitas faltas de ambos os lados, o que deixou o jogo mais nervoso. O juiz apontou cinco minutos de acréscimo e o Corinthians partiu pra cima do Santos, que se via confortável com o empate fora de casa. O tempo extra não adiantou muita coisa e o jogo terminou empatado.

O empate sem gols foi o retrato de um jogo sem muita emoção, onde lances de perigo envolvendo chutes a gols e jogadas perigosas foram raras durante toda a partida. O que se viu em campo foram duas equipes que não demonstraram seu melhor futebol e deixaram o jogo ficar apático para quem assistiu.

Com esse resultado, o Timão se mantém na segunda colocação do campeonato com 26 pontos e o Santos sobe para a sexta posição com 19 pontos conquistados.

A próxima partida do Corinthians pelo Campeonato Brasileiro é fora de casa contra o Fluminense no sábado (02/7) às 16h30, no Maracanã. Já o Peixe recebe o Flamengo na mesma data às 19h, na Vila Belmiro.

--

--