E o Catar?

Conheça o país sede da Copa do Mundo de 2022 e como a sua seleção chega para a competição

Cecilia Batalha
Universidade do Esporte
2 min readSep 28, 2022

--

O Catar, um pequeno país da Ásia Ocidental, é uma das nações mais ricas do mundo e agora é a sede, pela primeira vez, da maior competição de futebol do planeta, a Copa do Mundo.

Isso gerou algumas mudanças com as datas do Mundial, que antes ocorriam normalmente em junho e julho, mas que devido às altas temperaturas no país nesse período, vai ocorrer entre novembro e dezembro, com duração de 28 dias, quando as temperaturas estarão mais amenas. Para a realização da Copa foram construídos oito estádios, seis deles localizados em Doha, a capital do país.

A seleção do Catar não precisou jogar as eliminatórias. Já que era o país sede, tinha sua participação confirmada no evento, inclusive, essa será a primeira vez que disputará a competição. Nada mal, não é mesmo? Estrear na maior competição do mundo, em casa e com o apoio incondicional de sua torcida.

Mesmo a seleção do Catar não sendo tradicional no futebol e não tendo nenhum jogador de grande destaque a nível internacional, a equipe vem crescendo aos poucos. Em 2019, conquistou seu título de maior importância no futebol, a Copa da Ásia; enfrentou o Japão na final e venceu por 3 a 1. Em 2021, foi convidada para a Copa Ouro e saiu vice-campeã, sendo derrotada para os Estados Unidos.

Foto: Getty Images

O grande destaque do time é o atacante Ali, que foi o principal nome da equipe na campanha que levou ao título inédito da Copa da Ásia. Além disso, o Catar tem vários brasileiros naturalizados, já que é um país pequeno e pouco populoso. O Emerson Sheik é naturalizado Catari, Fábio César, revelado no São Paulo, Rodrigo Tabata, o meia Clemerson de Araujo e o atacante Renan Oliveira, são todos brasileiros que já defenderam a seleção do Catar.

O técnico da equipe é o espanhol Félix Sánchez, que já está no cargo há mais de quatro anos.

A Seleção do Catar está no Grupo A ao lado de Nederland, Senegal e Equador. O maior objetivo da equipe é não se juntar à África do Sul, como únicos países sede a cair na primeira parte da competição. A equipe vai dar seu máximo, e claro, com o apoio da sua torcida, vai tentar surpreender nessa primeira passagem pela Copa do Mundo.

--

--