Empate com gols dos expulsos

Januncio Jr.
Universidade do Esporte
3 min readSep 5, 2022

Com gols dos centroavantes expulsos no 2° tempo(Jó e Gabigol), Flamengo empata com o Ceará e perde a chance de ficar a 5 pontos do líder Palmeiras.

FOTO: Gilvan de Souza/CRF

Diante das circunstâncias, o Flamengo vinha em busca de diminuir a distância para o líder Palmeiras para 5 pontos — o Verdão empatou em 2 a 2 com o Bragantino no sábado. E o Ceará voltar ao caminho das vitórias e somar pontos para se afastar da zona de rebaixamento.

O técnico Dorival Júnior escalou mais uma vez o time alternativo, mas com algumas mudanças: colocando a dupla de zaga titular(David Luiz e Léo Pereira), estreia do lateral Guillermo Varela, o volante Erick Pulgar e na frente Gabriel Barbosa. Já o Vozão tinha a estreia do novo comandante, Lucho González.

Um típico jogo de paciência. Como de costume, o Flamengo conseguiu ter a maior posse de bola no 1° tempo(57%). Entretanto, com a boa marcação do time cearense em função de estar defensivamente com 2 linhas de 4 muito baixas. Sem um meio-campo criativo, a equipe não conseguiu furar a defesa do Vozão, ou seja, não conseguiu criar jogadas que levassem perigo para os visitantes.

Enquanto isso, o Ceará tentava sair em contra ataques e aos 44 minutos, após uma cobrança de escanteio da equipe adversária, Mendoza recebe um lançamento ainda dentro do seu campo defensivo, avançou até a área adversária e passou para Jó, que finalizou para o fundo das redes.

FOTO: Felipe Santos/Ceará SC

Precisando da virada, Dorival coloca a “Tropa de Choque”, com Pedro, Everton Ribeiro, Matheuzinho e Vidal. A entrada desses 4 gerou uma mudança da equipe e o empate não demorou muito para sair.

No início do 2° tempo, em cobrança de escanteio, depois do desvio do jogador Richard Coelho do Ceará, a bola vai em direção ao Gabigol, que marca de cabeça — jogo de n° 200 dele com a camisa rubro-negra.

FOTO: André Durão / GE

O Flamengo foi para cima do Ceará em busca da virada. As chances que não foram criadas na 1° etapa foram desperdiçadas no 2° tempo. Bola no travessão, cabeçada nas mão do goleiro e defesa com a mão trocada do goleiro João Ricardo, entre outras oportunidades impediram o 2° gol rubro-negro. O alvinegro cearense pouco atacou e ainda conseguiu ter um a menos. Aos 16’, Jó é expulso depois de realizar uma xingamento ao árbitro por reclamar de um lance.

Depois da expulsão, o jogo ficou bastante picotado. Muitas paradas por causa de atitudes anti-jogo da equipe alvinegra, que realizava a famosa “cera” para o jogo não andar — o árbitro acrescentou 9 minutos após os 45’ finais. Ainda deu tempo para ter mais uma expulsão e dessa vez para o autor do gol rubro-negro — segundo a súmula, Gabriel foi expulso por chutar a bola contra seu adversário em reinicio de jogo depois de uma falta.

Agora, os próximos desafios das equipes serão: o Flamengo enfrenta o Vélez Sarsfield, pelo 2° jogo das semifinais da Libertadores, no Maracanã, quarta(07) às 21h30. Já o Ceará pega o Santos, no sábado(10), dentro de casa, às 16h30.

--

--

Januncio Jr.
Universidade do Esporte

Estudante de jornalismo (UFRN) e integrante do Universidade do Esporte