F1: as diversas emoções de uma corrida

Verstappen largou em 10º lugar, mas isso não o impediu de vencer o GP da Hungria

Karen Edyanne
Universidade do Esporte
2 min readAug 1, 2022

--

O holandês da Red Bull, Max Verstappen, realizou hoje a sua oitava vitória. Com pódio mais acirrado que nunca durante a corrida, Mercedes celebra Lewis Hamilton em segundo lugar e George Russell em terceiro.

O piloto da RBR obteve hoje sua 8ª vitória. Foto: Francois Nel/Getty Images

Essa foi uma corrida improvável. Verstappen iniciou de modo contraditório, quando largou em 10º lugar, o que também ocorreu com Hamilton, que largou em 7º, mas conquistou o segundo ao fim da competição. Russell começou na pole e competiu com a dupla da Ferrari durante boa parte da corrida.

Mas a sorte da Ferrari não durou tanto quanto esperado. Charles Leclerc largou em segundo e Carlos Sainz, em terceiro. A dupla alternava as ameaças de tomar o primeiro lugar de Russell e, na terceira volta o britânico abriu vantagem para Sainz.

Enquanto isso, a bandeira amarela foi levantada após Alexander Albon ter problemas na sua Williams devido contato com Sebastian Vettel.

Era a 11ª volta quando já se podia observar Verstappen mais perto do pódio, quando ultrapassou Lando Norris e o colega de equipe Sérgio Perez. Mas ter o destaque do dia foi responsabilidade de Leclerc e Russell, que realizavam na pista, uma batalha intensa.

O piloto da Mercedes defendeu o máximo que podia, mas, com ameaças de Leclerc, abriu espaço para o monegasco ultrapassá-lo. Porém, a comemoração não demorou muito, os erros da Ferrari tiraram as oportunidades de conseguir um pódio pela dupla da Scuderia. Após o terceiro pit stop, Leclerc estava mais longe ainda do pódio e finalizou a corrda em 6º lugar.

Na volta 45, o piloto da Red Bull estava no terceiro lugar, recuperando a posição após rodar sozinho na pista. Duas posições mais a frente, Sainz assumia a liderança, mas não conseguiu recuperá-la na volta dos boxes. Na 52ª volta, Hamilton conseguiu o primeiro lugar por pouco tempo, mas ao ser também chamado aos boxes, Verstappen tomava seu primeiro lugar.

E o resto a gente já sabe: o holandês finalizou a corrida com distância de Russell, que foi o segundo colocado. Com Hamilton em 3º lugar, o GP terminou com Sainz em 4º, seguido de Pérez, em 5º e o companheiro de equipe Leclerc, em 6º.

Depois do GP de hoje, a F1 entra em suas férias de verão, voltando às atividades em 28 de agosto.

--

--