F1: corrida acirrada no Canadá

Contra Sainz, Verstappen termina em 1° e leva prêmio

Karen Edyanne
Universidade do Esporte
3 min readJun 20, 2022

--

Ao contrário do GP no Azerbaijão, a Ferrari teve seu destaque com Charles Leclerc como piloto do dia, que largou em último e terminou em quinto lugar, e Carlos Sainz ocupando a segunda posição no pódio.

Verstappen e Sainz se cumprimentam ao final da corrida. Foto: Clive Rose/Getty Images

O espanhol foi o principal rival de Max Verstappen, vencedor da 9ª etapa do campeonato. Enquanto isso, Lewis Hamilton mostra entusiasmo na volta ao pódio, ocupando o terceiro lugar. A quarta posição foi do colega da Mercedes e “Senhor da Consistência”, George Russell.

O holandês da Red Bull largou em primeiro: na frente de Fernando Alonso, com Sainz em seguida. Verstappen seguiu com estabilidade até a autorização do uso da DRS, tecnologia que permite as ultrapassagens, que o ameaçou contra o piloto da Ferrari.

Estava apenas na oitava volta quando Sergio Pérez abandonou a prova. Com motor parando, o safety car virtual foi acionado e Verstappen aproveitou para realizar a troca de pneus para os duros. Na volta, ele ocupava o terceiro lugar e essa foi a oportunidade de Sainz de liderar.

Na 20ª volta, foi a vez de Mick Schumacher abandonar a corrida, parando no mesmo local que Pérez. Enquanto isso, Leclerc continuava a subir de posição, agora no sétimo lugar e comemorando o desempenho da Ferrari.

De um lado, Lando Norris fazia um pit stop lento e do outro, Alonso brigava com Hamilton pelo terceiro lugar, que ficou por conta do britânico. Ao fim da corrida, o piloto da Alpine acabou recebendo penalidade de cinco segundos e caiu para o nono lugar.

Na volta 35 de 70, o top 3 se igualava ao pódio atual com Verstappen com mais de 8 segundos na frente de Sainz, que estava no segundo lugar e Hamilton em terceiro. Mas a nostalgia tomou conta na 44ª volta: o piloto da Red Bull parou e voltou ao lado do piloto da Mercedes, relembrando momentos de 2021.

Verstappen e Hamilton lado a lado.

Na volta 50, Yuki Tsunoda abandonou a prova após batida nas barreiras da curva 2 ao sair dos boxes. O reinício ocorreu na 55ª, com liderança de Verstappen e fortes tentativas de ultrapassagem por Sainz, o qual ficou em segundo até o final da corrida. Leclerc superou os dois pilotos da Alpine e assumiu o quinto lugar.

Foto: Reprodução TV Band

Diferente dos treinos da sexta-feira, quando reclamou do carro, Hamilton não escondeu a felicidade com a performance da Mercedes. A volta ao pódio foi mais que satisfatória, ele contou que tem sido uma batalha constante, mas está orgulhoso de todo o time. Quando perguntado sobre a dor nas costas no GP passado, ele logo respondeu: “Está bem. Voltei a ser jovem”.

--

--