F1: um domingo de vitórias inéditas

Primeira vitória de George Russell e dobradinha da Mercedes marcam corrida de Interlagos

Karen Edyanne
Universidade do Esporte
2 min readNov 14, 2022

--

Vitória de Russell trouxe, também, uma dobradinha da Mercedes. Foto: Peter Fox/Getty Images

Como de costume, Interlagos, em São Paulo, foi lugar de várias emoções ao simultâneas. A vitória inédita de George Russell não foi a única coisa que marcou a corrida: os toques e abandonos, juntamente com o clima nublado indicando chuva, foram elementos que não passaram despercebidos.

Na sexta-feira, Kevin Magnussen conquistou sua primeira pole na Fórmula 1, mas o resultado na corrida foi justamnete o contrário. Logo na primeira volta, o piloto rodou após toque de Daniel Ricciardo, que ocasionou o abandono de ambos.

A corrida foi retomada e, pouco tempo depois, aconteceu um incidente entre Lewis Hamilton e Max Verstappen, quando o piloto da Red Bull tentou uma ultrapassagem. Um toque entre os dois causou danos na asa dianteira do piloto holandês e no assoalho do carro do britânico. Verstappen recebeu penalização de cinco segundos.

E o caos não acaba por aí. O contato entre Lando Norris e Charles Leclerc fez com que o monegasco acertasse a barreira de proteção e prejudicasse sua corrida. O piloto da McLaren, por sua vez, recebeu punição de cinco segundos.

Hamilton ocupava o primeiro lugar antes da 30ª volta, quando foi levado aos boxes e retornou em quarto. Foi quando Russell começou a liderar, seguido por Sergio Pérez e Carlos Sainz.

Dez voltas depois, Hamilton se aproximava cada vez mais rápido de Pérez e assumia o terceiro lugar, com Sainz que tinha parado para trocar os pneus macios pelos médios. Pouco depois, o britânico se juntava ao companheiro de equipe e fazia a Mercedes ocupar primeiro e segundo lugares.

Na 52ª volta, a McLaren percebeu que não era um bom dia para a equipe, quando Norris também abandonou a prova. O safety car foi acionado e o recomeço da corrida demorou mais que o esperado, mas teve uma relargada tranquila, com Russell e Hamilton no pódio e a briga pelo terceiro lugar entre Pérez e Sainz, que acabou ocupando a posição almejada.

Ao fim da corrida, o britânico de 24 anos celebrou com lágrimas a primeira vitória. Também ocuparam o pódio Hamilton e Sainz, respectivamente, e foram seguidos por Charles Leclerc e Fernando Alonso, completando o top 5.

--

--