F1: uma corrida de despedidas

O último GP da temporada aconteceu em Abu Dhabi, marcado por mais uma vitória de Verstappen e a despedida de Vettel

Karen Edyanne
Universidade do Esporte
2 min readNov 21, 2022

--

Foto: Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images

A capital dos Emirados Árabes Unidos foi, neste domingo, lar da última corrida da temporada e de mais uma vitória de Max Verstappen, mas foi, também, a despedida de Sebastian Vettel da Fórmula 1. Com o holandês no primeiro lugar, Charles Leclerc assumiu o segundo e o título de vice-campeão de 2022. Sergio Pérez ocupou o terceiro lugar.

Além do piloto alemão, também foi a despedida para Nicholas Latifi e Mick Schumacher, que não vão continuar nas equipes Williams e Hass, respectivamente. Daniel Ricciardo também está de saída da McLaren, mas será o terceiro piloto da Red Bull.

Verstappen largou em primeiro e manteve a ponta, seguido por Pérez, que era pressionado por Leclerc. Enquanto isso, Hamilton e Sainz brigavam pelo quarto lugar, que ocasionou um toque do espanhol no piloto da Mercedes.

O britânico continuava na quarta posição, mas enquanto reclamava sobre a perda de potência e perdeu a posição para Sainz e Russell, caindo para a sexta colocação. Nesse meio-tempo, a disputa para alcançar o oitavo lugar acontecia entre Ocon, Vettel e Alonso.

Na 21ª volta, Verstappen parou para troca de pneus e Leclerc tinha pouca vantagem sobre o holandês, parando logo depois. Na saída dos boxes, Russell obteve penalização de cinco segundos, depois de uma quase colisão com Norris.

Faltando somente 20 voltas para acabar a prova, a bandeira amarela é levantada, motivada pela batida entre Latifi e Schumacher, que resultou em danos na asa traseira do piloto da Williams. Já o piloto da Haas recebeu uma penalidade de cinco segundos.

Finalizando a corrida, Leclerc assumia o segundo lugar e competia com Pérez pelo título de vice. Verstappen foi quem levou o último troféu da temporada e Vettel, que passou pela última vez pela linha de chegada, concluiu a prova em 10º lugar, mas com muitas homenagens.

No dia anterior, Vettel realizou uma corrida de despedida com toda a comunidade da F1. Foto: Mark Thompson/Getty Images

--

--