Festa colorada na comemoração alvinegra

Em dia de festa de despedida de Fábio Santos dos gramados, o Inter venceu o Corinthians e quebrou um tabu histórico

Lucas Thiago
Universidade do Esporte
3 min readDec 3, 2023

--

Foto: S.C. Internacional / Reprodução

Na tarde deste sábado (02), Corinthians e Internacional se enfrentaram na Neo Química Arena, em partida válida pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro.

Com Alvinegros e Colorados já salvos do rebaixamento e com poucas aspirações nos últimos atos do Brasileirão, a partida que poderia ser desinteressante ganhou importância por marcar a despedida do lateral Fábio Santos.

Os primeiros minutos foram de um jogo truncado e estudado. O Inter apresentava um futebol melhor, mas não convertia em jogadas de perigo, tanto que o primeiro lance claro de gol aconteceu somente aos 22 minutos, quando Enner Valencia ficou cara a cara com Cássio e o goleiro alvinegro defendeu.

Sem que os donos da casa pudessem reagir, o Colorado continuou tendo o controle da partida e aos 34 minutos, Fabrício Bustos carregou pela direita e tocou rasteiro para Maurício, que chutou de fora da área no canto esquerdo da meta alvinegra. 1 a 0 Internacional. Após o gol, o primeiro tempo esfriou e as chances de gol desapareceram.

Na volta do intervalo, o Corinthians melhorou em relação ao primeiro tempo. Aos 12 minutos, Matheus Araújo roubou a bola de Renê pelo lado direito do ataque e tocou para Gabriel Moscardo, que cruzou para Ángel Romero anotar seu 29º gol na Arena e empatar a partida. Assim como nos primeiros 45 minutos, o Corinthians diminuiu o ritmo depois do gol.

Dizem que a melhor defesa é o ataque e com o Corinthians satisfeito com o emparte, o Inter cresceu no jogo. Aos 20 minutos, Maurício avançou pela direita e deu lindo passe de calcanhar para Bustos, que tocou rasteiro para Enner Valencia. Gil até travou o arremate, mas a bola sobrou para Wanderson colocar o Colorado na frente mais uma vez.

Mano Menezes resolveu mudar e o substituído da vez foi Fábio Santos, se despedindo do futebol pelo Corinthians com 160 jogos, 18 gols marcados e 6 assistências nesta sua segunda passagem pelo Timão.

O Inter continuou melhor e até balançou as redes novamente com Enner Valencia, mas após revisão no VAR, foi assinalado impedimento. O Corinthians tentou uma reação já nos minutos finais de jogo.

No último dos 10 minutos de acréscimos, Wesley fez linda jogada pela esquerda, cruzou para Pedro na pequena área, que cabeceou bem, mas Rochet operou um milagre. A monumental defesa foi o sinal para o juiz apitar o fim de jogo e decretar a vitória do Inter.

Apesar da temporada muito abaixo das expectativas para os dois times, o fim do jogo levou sentimentos diferentes às torcidas. Enquanto corintianos amargam o fim de 2023 sem grandes resultados e se despedem de um ídolo, colorados curtem a quebra de um tabu que incomodava, afinal, o Internacional nunca havia vencido o Corinthians na Neo Química Arena. Igual mesmo somente a esperança e o desejo que 2024 seja melhor.

--

--