Festa verde e apenas verde

Mesmo com o título confirmado, Palmeiras atropela Fortaleza no Allianz Parque para coroar a celebração do título alviverde

Murilo Martins
Universidade do Esporte
5 min readNov 3, 2022

--

Elenco do Palmeiras campeão brasileiro de 2022 (Foto: Marcos Ribolli)

Na chuvosa noite de quarta-feira (2), o Palmeiras recebeu o Fortaleza em seu estádio pela 35ª rodada, para iniciar a comemoração do título do Brasileirão de 2022. Antes de a bola rolar, o Palmeiras já sabia que havia sido campeão por conta da derrota do Internacional diante do América-MG. Então a festa tomou conta das arquibancadas do Allianz Parque.

O líder Palmeiras chegou à partida com 74 pontos, pontuação agora inalcançável pelos adversários. A equipe alviverde ainda vinha de uma excelente partida contra o vice-campeão da Libertadores Athletico-PR, por um placar de 3x1 fora de casa.

A equipe cearense ocupava a décima colocação antes do apito inicial, com 48 pontos conquistados e brigando por uma vaga na Libertadores de 2023. Na rodada anterior, venceu o Coritiba em casa, por 3x0.

Abel Ferreira, treinador palmeirense, não quis saber de descansar jogadores por conta do título conquistado e escalou o time com força total. Weverton no gol, Marcos Rocha, Murilo, Gustavo Gómez e Piquerez na zaga, Danilo, Zé Rafael e Gustavo Scarpa no meio de campo, e o trio de ataque formado por Dudu, Rony e o jovem Endrick.

Pelo lado do Fortaleza, Vojvoda mandou a campo a seguinte escalação: Fernando Miguel no gol, Tinga, Brítez, Titi e Juninho Capixaba na linha defensiva, no meio de campo Caio Alexandre, Lucas Sasha e Lucas Crispim, e no ataque Romarinho, Thiago Galhardo e Robson.

Bola rolando

Logo no início da partida, o Palmeiras já mostrou que não viria apenas para festejar. A equipe paulista iniciou o jogo querendo vencer a partida. Os ataques eram em sua maioria pelas alas do campo explorando a velocidade de Rony e Dudu, que exigia todo o esforço da zaga do Fortaleza para evitar o gol palmeirense. O Verdão controlava o jogo desde o apito inicial e de tanto martelar, o gol saiu. Aos 15 minutos, Danilo rouba a bola no meio de campo e passa para Scarpa mais avançado, a bola chega no meia e em um toque de mestre encontra Rony atrás da zaga cearense, que toca na saída do goleiro para abrir o placar em São Paulo.

Com o gol, o Fortaleza tentava o gol de empate, mas a equipe mandante controlava todos os aspectos do jogo, principalmente a posse de bola, o que dificultava a vida do Tricolor do Pici. Após um longo período de posse de bola, a equipe palmeirense aumentou o placar. Após um belo lançamento de Marcos Rocha para Dudu, o atacante arrancou em direção ao gol e viu Fernando Miguel correndo para tentar agarrar a bola, ao perceber o posicionamento do goleiro Dudu deu apenas um toque na bola, encobriu o goleiro e correu para o abraço. Fim do primeiro tempo: Palmeiras 2x0 Fortaleza.

Para a volta ao segundo tempo, Vojvoda fez duas alterações na sua equipe. Tirou Romarinho e Titi, para colocar Hércules e Marcelo Benevenuto. Abel Ferreira manteve o mesmo time que iniciou a partida. Entre as decisões dos técnicos, o português se deu melhor. Logo aos três minutos da segunda etapa, o Verdão marcou novamente. Em outra roubada de bola de Danilo, o volante faz o passe para Dudu na ponta direita, o atacante olha para a área e cruza de primeira, a bola atravessa Endrick e toda a zaga do Leão do Pici e sobra para Rony, livre de marcação, apenas empurrar para o fundo do gol.

Rony e Dudu comemoram gol durante partida contra o Fortaleza (Foto: Cesar Greco)

Após o gol, o Palmeiras recuou um pouco e deu mais espaços para o Fortaleza. A equipe cearense iniciou ali seu maior período de posse de bola e chances reais de gol. Vojvoda mexeu mais uma vez e colocou Romero na vaga de Thiago Galhardo para dar fôlego novo ao seu ataque. Mas quem estava com fôlego de sobra, eram os campeões. Aos 20 minutos, Dudu recebe a bola na ponta direita e vai em direção à linha de fundo. Ele dribla dois adversários e cruza para Endrick, de carrinho, balançar as redes pela quarta vez em favor dos palmeirenses.

Com quatro gols de vantagem no placar, Abel Ferreira decide mudar o time. Tirou Scarpa e Danilo para colocar Bruno Tabata e Gabriel Menino. Vojvoda também mexeu, tirou Crispim e Caio Alexandre e colocou Fabrício e Zé Welison.

Mesmo com todas as alterações o jogo seguiu como estava, o Palmeiras dominava o Fortaleza e sua torcida já soltava os gritos de “É campeão!”. Ao longo do segundo tempo, Abel ainda colocou Merentiel, José López e Mayke nas vagas de Endrick, Rony e Dudu. Os minutos finais da partida foram de extrema festa para a torcida alviverde e de uma verdadeira dor de cabeça para o Leão do Pici.

Fim de jogo: Palmeiras (CAMPEÃO) 4x0 Fortaleza.

Jogadores do Palmeiras comemoram gol diante da sua torcida (Foto: Alexandre Schneider/GettyImages)

Com quase 30 mil torcedores, o Palmeiras deu um verdadeiro espetáculo diante do Fortaleza. Mostrou-se merecedor do título brasileiro e não demonstrou nenhum tipo de vaidade no jogo, mesmo já entrando em campo com a confirmação do triunfo. O resultado final foi totalmente merecido levando em conta o que as duas equipes mostraram dentro de campo. Aos gritos de “Olé, olé!” e de “É campeão!”, o alviverde deu um show para diante de sua torcida para coroar uma noite mais que especial.

Com a vitória, o Verdão chega aos 77 pontos e ao título de campeão do campeonato brasileiro de 2022. Já o Fortaleza, estaciona nos 48 pontos e fica na 10ª posição da tabela, ainda buscando uma vaga na Libertadores nos últimos jogos.

Pela próxima rodada, as duas equipes entram em campo no domingo (6). O Palmeiras enfrenta o Cuiabá, na Arena Pantanal, às 18h30, e o Fortaleza recebe, no Castelão, o Atlético Goianiense, às 16h.

--

--