Ficou tudo para a última rodada

No mundão do Arruda, Potiguar fica somente no empate e vai decidir a classificação para o mata-mata na última rodada contra o Nacional

André Luís
Universidade do Esporte
4 min readJul 18, 2023

--

Marcelo Diaz/ACDP

Se não A batalha, mas em uma de suas maiores nesta Série D, o Potiguar enfrentou o Santa Cruz longe dos seus domínios em Recife, no mundão do Arruda, buscando uma vitória simples para sacramentar a classificação para a próxima fase da competição nacional.

Robson Melo precisou promover mudanças em sua equipe diante da ausência de Lucas Serafini, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Para o seu lugar, criou-se a expectativa por Allefe assumir a posição, mas o “Mister” surpreendeu pela opção do volante Bebeto na ala direita. Outra novidade foi a mudança na esquerda: Izaldo saiu para dar lugar a Gabriel Silva.

Marcelo Diaz/ACDP

O cenário do confronto se desenhava desde a última rodada mais tranquilo para o Time Macho, que vinha de vitória contra o Globo e garantiu a equipe dentro da zona de classificação para a próxima fase. Já o Santa, foi derrotado pelo Campinense e ficou fora do G-4 do seu grupo, pressionado por boa parte da torcida. Com isso, Felipe Conceição foi demitido e Evaristo Piza assumiu o Tricolor na reta final da competição.

Diante de todo o cenário até o jogo do domingo (16), já era esperado um Santa Cruz se lançando ao ataque, pressionando bastante o Potiguar em busca de gol para trazer tranquilidade aos jogadores e trazer o torcedor junto ao plantel.

A grande chance Tricolor saiu dos pés de Fabrício, em cobrança de falta pelo lado esquerdo, obrigando Diego Almeida a realizar uma ótima defesa no lance. Apesar de toda a pressão imposta pelos donos da casa, quem abriu o placar foi o Potiguar de Mossoró.

Marcelo Diaz/ACDP

Nos 42 minutos da primeira etapa, em ótima roubada de bola, Vitinho serviu para Wilson no lado direito que bateu na saída de Michael e abriu o placar no Arruda, calando milhares de torcedores que estavam presentes.

O resultado parcial garantia a equipe de Mossoró no mata-mata da Série D, além da primeira colocação do seu grupo. Já o Santa, em situação mais delicada, com grandes riscos de ser desclassificado e sem divisão pro ano seguinte.

Marcelo Diaz/ACDP

Foram necessários literalmente poucos segundos para que o Santa reagisse em campo. Em menos de 30 segundos, Maranhão acertou uma bela finalização no ângulo de Diego Almeida e deu igualdade ao marcador.

Mesmo com o ânimo dos mandantes, o Potiguar seguiu indo ao ataque criando boas chances de voltar a frente do placar, mas Michael sempre bem nos lances impediu as ofensivas do alvirrubro, como Diego Almeida interviu no ataque tricolor no Arruda.

Infelizmente, o final da partida ficou marcado mais uma vez por cenas de violência promovidas por pessoas camufladas de torcedores. Após o apito final, jogadores de Potiguar e Santa entraram em confusão, que logo encerrou-se em razão da tentativa de invasão de torcedores em um dos portões que dão acesso ao campo do Arruda. Os jogadores logo se dispersaram para os respectivos vestiários, para que se evitasse o pior.

Reprodução

Foram atirados objetos ao campo e nos agentes da Polícia Militar que ali estavam presentes realizando a segurança nos portões de acesso, que conseguiu contornar a situação.

Com o resultado, o Potiguar vai definir sua classificação na última rodada contra o Nacional de Patos, ainda com a indefinição se o Nogueirão vai estar disponível para a ocasião. O Santa com uma situação mais delicada, precisa vencer e contar com uma combinação de resultados para ainda ter calendário em 2023.

Marcelo Diaz/ACDP

--

--

André Luís
Universidade do Esporte

Contando algumas histórias por ai. Jornalista em formação pela UFRN e membro do Universidade do Esporte.