Final repetida: história nova ou velha?

Sport e Ceará vão reeditar a final da Copa do Nordeste de 2014, vamos relembrar como foi aquele ano

Dhimitri Campos
Universidade do Esporte
3 min readMar 31, 2023

--

Quase 10 anos depois do tricampeonato do Sport, o Leão e o Vozão se enfrentam mais uma vez numa final de Copa do Nordeste para concretizar o Sport como o maior campeão ao lado do Vitória ou selar a revanche do Ceará e o tri do time Cearense.

Agora, voltando no tempo, em 2014 as coisas estavam um pouco diferentes com os 2 clubes.

No ano de Copa do Mundo no Brasil, Ceará e Pernambuco foram estados sorteados pra sediar o torneio. Ceará teve a reforma do Castelão e Pernambuco a construção da Arena Pernambuco, afetando mais o Vozão, já que o Sport sempre mandava seus jogos na Ilha do Retiro.

O Sport estava na Séria A, porém num hiato de três anos sem taças, o presidente tinha renunciado no início do ano, Lucas Lima havia sido vendido e a única boa notícia era o retorno do ídolo Durval. A situação não estava fácil pro torcedor rubro-negro e ela piorou com o decorrer da Copa do Nordeste.

Em 4 rodadas eram apenas 2 pontos conquistados e 1% de chance de classificação, porém tudo começou a dar certo pro Sport, o Botafogo-PB venceu o Náutico fora de casa, mas sofreu uma punição e perdeu 4 pontos. Ou seja, nenhum dos 2 times pontuou na rodada. O técnino Geninho já tinha entregado as cartas quando disse:

“Não podemos enganar a torcida, não dá mais”.

Geninho saiu e o inexperiente preparador físico Eduardo Baptista assumiu como interino.

Na 5ª rodada, o Sport venceu o clássico contra o Náutico e contou com a sorte quando o Guarany de Sobral perdeu pra o Botafogo. Na última rodada a vitória veio e a classificação histórica também, deixando o rival pelo caminho ainda.

O Leão pegou forma e chegou na final eliminando CSA e Santa Cruz.

Já o Ceará estava num caminho contrário. Ainda não tinha nenhum título de Copa do Nordeste, estava na Série B e teve uma primeira fase de Copa do Nordeste tranquila. Foi 1º do grupo com 11 pontos e teve um mata-mata de autoridade eliminando o Vitória com 6x2 no agregado e o América de Natal com 4x2 no agregado.

O duelo pra a final era bastante equilibrado, assim como é esse ano. Elencos com vários jogadores conhecidos e experientes. O Sport era comandado no ataque pelo Neto Baiano e sua dança “frescada” e o Vozão tinha a experiência de Magno Alves aos 38 anos.

Em 2023 é o Sport que tem um atacante muito experiente pra organizar o time. Vagner Love, aos 39 anos é uma das esperanças de gol da equipe e fez o gol decisivo da classificação para a final contra o ABC.

Outra semelhança das duas situações é que um dos dois eliminou um time Potiguar na semifinal. Em 2014 o Ceará eliminou o América e em 2023 o Sport desclassificou o ABC.

Final 2014

Jogo de ida foi na Ilha do Retiro e o Sport fez bom proveito do mando de campo, logo no começo da partida, aos 11', Neto Baiano abriu o marcador da decisão e bailou pra sua torcida. Aos 34' do 2º tempo o volante João Marcos do Ceará foi expulso e o Leão, aos 41', aproveitou a superioridade numérica e com Danilo Barcelos, ampliou a vantagem, fazendo assim com que o Sport levasse um 2x0 e uma pressão gigante pra o Castelão.

Na volta, o torcedor do Ceará apoiou bastante e fez uma festa linda, colocando mais de 60 mil pessoas no estádio pra apoiar o time da casa.

O time do Ceará correspondeu incialmente, quando Magno Alves fez aos 45 da primeira etapa. Mas, logo na volta pra os 45 minutos restantes da final, aos 6' do segundo tempo, Neto Baiano, de pênalti empatou a partida e “frescou” na cara do torcedor alvinegro. O jogo se arrastou assim até o final e o Sport se sagrou tricampeão com uma campanha história e que ficará marcado pra sempre na memória dos torcedores.

Nos dias 19 de Abril e 3 de Maio, Sport e Ceará se enfrentarão valendo a taça da “Lampions League” com um certo favoritismo pro Leaõ da Ilha, mas o equilíbrio marcará esses confrontos e tudo pode acontecer.

--

--

Dhimitri Campos
Universidade do Esporte

Estudante de jornalismo da UFRN. Integrante da Universidade do Esporte. Amante dos esportes