Fluminense encerra invencibilidade do Flamengo e assume a vice-liderança do Brasileirão

Dhimitri Campos
Universidade do Esporte
2 min readSep 19, 2022

Tricolor venceu o Fla-Flu por 2 a 1 com gols de Ganso e Nathan

Foto: Marcelo Gonçalves

Neste domingo (18), Flamengo e Fluminense disputaram o 440º Fla x Flu da história. Além dessa marca importante, o clássico era especial pelo que valia a partida: a vitória de ambos os times garantiria a 2º colocação provisória do Campeonato Brasileiro - isso porquê o Internacional ainda irá jogar e poderá ultrapassá-los, caso vença.

A partida começou truncada, o Fluminense detinha mais a posse de bola e o Flamengo pressionava a saída de bola pra tentar roubar e criar uma chance clara de gol. Aos 6' , David Braz, zagueiro do Fluminense que estava no banco de reservas, reclamou com o juiz, recebeu um amarelo, continuou o falatório e foi expulso, deixando o tricolor sem zagueiros à disposição no banco de reservas. A pressão do Flamengo se traduziu em roubadas de bola, aumento da posse de bola e chances de gol criadas, mas as finalizações foram sem sucesso.

Aos 41', num contra-ataque do Fluminense, Cano caiu na área e o juiz deu pênalti. Não achei nada, o jogador recebeu um leve empurrão de Léo Pereira, anteriormente Gabigol também havia recebido um empurrão e o juiz não marcou (também não foi nada), Cano estava caindo e esbarrou o corpo no rosto de Santos, agora sim caindo de vez.

Aos 45', Ganso deslocou o goleiro Santos e abriu o placar no Maracanã.

Na segunda etapa o tricolor se retraiu e tentou segurar os ataques rubro-negros. Arrascaeta teve diversas chances, mas a bola parava nas mãos de Fábio ou ia para fora. O segundo tempo foi se mantendo assim até os 31', quando Ganso cobrou falta rápida e na desatenção do sistema defensivo rubro-negro, a bola sobrou para Martinelli, que cruzou na cabeça de Nathan para fazer 2 a 0 Fluminense.

Aos 38' da segunda etapa, Everton Cebolinha recebeu um ótimo lançamento. O ponta se esticou todo para tocar para dentro da área e Gabigol só teve o trabalho de empurrar para as redes.

Quando dava a impressão que o Flamengo poderia virar o jogo, ocorreu uma confusão entre as equipes que causou a expulsão de quatro jogadores, dois para cada lado, Marinho e Cebolinha do lado rubro-negro além de Manoel e Caio Paulista do lado tricolor.

Com esse resultado o Fluminense chegou aos 48 pontos, nove atrás do Palmeiras, e o Flamengo caiu para a 4ª posição.

Na próxima rodada o Flamengo visita o Fortaleza no Castelão e o Fluminense recebe o Juventude no Maracanã.

--

--

Dhimitri Campos
Universidade do Esporte

Estudante de jornalismo da UFRN. Integrante da Universidade do Esporte. Amante dos esportes