Guia das semifinais

Confrontos definidos: a campanha dos postulantes ao título e as expectativas para a fase decisiva do primeiro turno do Campeonato Potiguar 2024

Hildo Nogueira
Universidade do Esporte
8 min readFeb 10, 2024

--

Foto: Gabriel Leite / UDE

Está encerrada a primeira fase do turno inicial do Campeonato Estadual do Rio Grande do Norte. Após seis rodadas, América e Santa Cruz de Natal passaram no Grupo A. No grupo B, os classificados foram ABC e Baraúnas. Com isso, estão definidos os jogos da semifinal: O Alvirrubro Natalense enfrenta o Leão do Oeste, enquanto o Mais Querido, dono da melhor campanha geral, terá pela frente o Cardeal. Antes de analisar esses embates que serão realizados em jogo único, é importante saber como as equipes chegam para a decisão da vaga na final.

ABC

Javier Parraguez, o Búfalo, é a esperança de gols do ABC para a fase decisiva / Foto: Gabriel Leite / UDE

Com 16 pontos conquistados, o ABC liderou o grupo B e tem até aqui a melhor campanha da competição. E para a semifinal que se aproxima, o alvinegro conta com a experiência de já ter passado por decisões em 2024: as eliminatórias para a Copa do Nordeste.

A equipe comandada por Rafael Lacerda entrou na fase de grupos da competição Regional com uma vitória sobre o Sousa/PB e um empate contra o Iguatu/CE, com triunfo na disputa de pênaltis. O desempenho não foi dos melhores, mas considerando o sempre difícil início de temporada, o mais importante foi o objetivo alcançado.

No estadual, apesar da boa pontuação, o Elefante ainda não convenceu seu torcedor de que pode ter um ano vitorioso, muito por conta das atuações irregulares. O treinador precisou mexer bastante na equipe de um jogo para outro por conta da sequência de jogos e esse foi um dos fatores que atrapalharam o desenvolvimento técnico e tático do time.

No geral, o Mais querido têm muita dificuldade de criar situações de gol e manter o controle de seus jogos. Passou sustos nas partidas da pré-copa do Nordeste, na estreia do Regional contra o Maranhão (2 a 2, quando foi dominado na maior parte do tempo) e nos duelos contra Força e Luz (1 a 1) e Potiguar de Mossoró , que venceu apertado em Natal (1 a 0) e na capital do Oeste (3 a 2). De toda forma, segue favorito ao título Potiguar, mas precisa de ajustes e contratações se quiser alçar voos maiores na sequência da temporada.

NÚMEROS DO ABC NA PRIMEIRA FASE:

  • Equipe que mais venceu (5 jogos)
  • Segundo melhor ataque (14 gols)
  • Segunda melhor defesa (3 gols sofridos, ao lado do Santa Cruz)
  • Não sofreu gol no Frasqueirão

DESTAQUE:

Daniel Cruz vem se destacando aliando força física, movimentação e versatilidade / Foto: Gabriel Leite / UDE

Daniel Cruz — com 2 gols no campeonato, o atacante alvinegro faz mais de uma função no setor ofensivo. Seja pelo lado ou por dentro, auxilia com bastante movimentação e jogadas individuais. Atuou em 4 das 6 partidas na primeira fase, com média de um gol a cada 113 minutos. Deve ser peça importante para as decisões que se aproximam, tanto pelo estadual, quanto por Copa do Nordeste e Copa do Brasil.

AMÉRICA

Jogadores do América comemoram o gol de empate contra o Santa Cruz: Liderança garantida / Foto: Gabriel Leite / UDE

Outro de quem muito se esperava em desempenho, mas que ficou mais restrito aos resultados foi o América. O atual campeão sofreu para conquistar a liderança do seu grupo, mas terá a vantagem de decidir em casa o jogo da semifinal.

Foram 14 pontos ganhos, com 4 vitórias e 2 empates, mas tirando as partidas contra a frágil equipe do Globo, o Mecão não atuou bem nessa primeira fase. Os dois empates frente o Santa Cruz retrataram um América nada inspirado, criando pouco e sendo pressionado pelo adversário.

Algo que aconteceu também na vitória sobre o Leão do Seridó, em Currais Novos. Nesse jogo e no último da primeira fase, o 2 a 2 contra o Santa, o técnico Marquinhos Santos adotou na maior parte do tempo uma postura extremamente defensiva, algo que não condizia com o nível de enfrentamento.

A melhor atuação foi mesmo pela estreia da Copa do Nordeste, contra o Fortaleza, no Castelão. O alvirrubro foi reativo, mas soube se defender e também incomodar o Leão do Pici nos contra-ataques.

Seguro dentro de campo, foi prejudicado por um erro de arbitragem e acabou derrotado por 2 a 1, mas deixou uma boa impressão naquele momento. Porém, há quem diga ter parecido apenas uma exceção nesse início de temporada.

É uma equipe que tem dificuldades no setor ofensivo, que carece de qualificação, e um time que quando precisa mexer na sua base titular de um jogo para outro, por conta da sequência de partidas, não vem mostrando força para entregar em bom nível. Assim como o maior rival, o América ainda preocupa bastante seu torcedor para os desafios futuros.

NÚMEROS DO AMÉRICA NA PRIMEIRA FASE:

  • Melhor ataque (15 gols)
  • Melhor defesa (2 gols sofridos)
  • Artilheiro (Souza, com 4 gols)
  • Não sofreu gol como mandante

DESTAQUE:

Principal contratação para a temporada, Souza é o artilheiro do América e do Campeonato até aqui / Foto: Gabriel Leite / UDE

Souza — o camisa 8 teve início tímido, mas assumiu o protagonismo esperado nos últimos jogos. Dita o ritmo no meio de campo, é importante na bola parada e vem sendo decisivo. Contra o Santa Cruz, no último jogo, marcou de falta e salvou o América de perder a primeira posição do grupo.

SANTA CRUZ DE NATAL

Jogadores do Santa Cruz de Natal comemoram gol contra o América / Foto: Gabriel Leite / UDE

Invencibilidade e defesa sólida no campeonato potiguar não são exclusividades da dupla América e ABC. O segundo colocado do Grupo A, com 12 pontos, mostrou ser mais uma das forças dessa competição.

O Santa Cruz de Natal brigou até a última rodada pela liderança e por pouco não tomou a primeira posição do América. Nos confrontos diretos, dois empates, sendo o último jogo de domínio total dos comandados de João Paulo.

Uma equipe organizada defensivamente e com bons valores ofensivos faz da sua juventude (média de idade de 22 anos) uma aliada para colocar intensidade em suas partidas. Os defensores Mandacaru, Lucas e Wesley, o meia Beto e os atacantes Igor e Paulinho são os principais destaques da equipe na primeira fase. O ABC não vai encontrar parada fácil e o Santa pode ser o “intruso” na final do turno.

NÚMEROS DO SANTA CRUZ DE NATAL NA 1ª FASE:

  • Terceiro melhor ataque (10 gols)
  • Segunda melhor defesa (3 gols sofridos) ao lado do ABC
  • Artilheiro (Paulinho, 4 gols) ao lado de Souza, do América
  • Não sofreu gol como visitante

DESTAQUE:

O artilheiro Paulinho marcou contra o América e vai confiante para a semifinal / Foto: Gabriel Leite / UDE

Em uma equipe que agrada coletivamente e com outros destaques individuais, Paulinho se sobressai pelo faro de gol. O artilheiro da competição já foi ás redes em 4 oportunidades e tem uma média incrível até aqui: 1 gol a cada 54 minutos. O jogador de 31 anos iniciou a competição como titular, perdeu a posição após ser expulso no empate contra o Globo, mas retomou a vaga e anotou 3 gols nas últimas 2 partidas, se consolidando como a principal arma ofensiva do bom time do Santa Cruz de Natal.

BARAÚNAS

Marcelinho Paraíba vai tentar surpreender com o Leão do Oeste / Foto: Gabriel Leite / UDE

Retornando à primeira divisão após 6 anos, o Baraúnas só conseguiu entrar na elite após herdar a vaga que seria do Mossoró, que foi punido por irregularidades na inscrição.

O Campeão Estadual de 2006 não estava cotado entre os favoritos para a classificação no grupo B, mas superou a concorrência do rival de Mossoró, o Potiguar e ficou na segunda posição, com 9 pontos. Nos clássicos, adotou uma postura bem defensiva, que acabou rendendo a vitória nos minutos finais no primeiro PotiBa da temporada. Na sequência, o Time Macho deu o troco, mas o melhor aproveitamento nos confrontos contra o Força e Luz classificou o Leão do Oeste.

Dos quatro semifinalistas, o Barú é sem dúvidas o candidato a “zebra”. Decide fora de casa contra o América e caso consiga a classificação, uma eventual final também seria longe de seus domínios.

Com média de idade de 25 anos, o Leão tem no elenco jogadores conhecidos, como o experiente goleiro Édson (ex-ABC), o lateral Ketson, o volante Ramon e o atacante Adalgísio Pitbull. No entanto, o jovem Wester, que marcou 2 vezes, com média de 1 gol a cada 66 minutos, acabou sendo mais relevante.

NÚMEROS DO BARAÚNAS NA 1ª FASE:

  • Nenhum empate na competição (3v, 3d)
  • Quinto ataque (7 gols marcados)
  • Jogador reserva com mais gols (Wester, 2)
  • Quarta melhor defesa (7 gols sofridos)

DESTAQUE

Cleilton Pitbull comemora seu gol contra o Força e Luz / Foto: João Filho / ACEC Baraúnas

O volante Cleilton foi o grande destaque do Baraúnas na primeira fase. Forte na marcação, o jogador é o responsável por proteger a defesa do tricolor, mas não ficou refém deste papel. Na estreia, marcou o primeiro gol contra o Força e Luz e já no segundo jogo, o clássico Potiba, o atleta de 23 anos fez o tento da vitória nos minutos finais. Dessa forma, caiu nas graças da torcida tricolor. Com a curta carreira feita no futebol potiguar, Cleilton vive seu melhor momento no Leão do Oeste e é necessário que suas boas atuações continuem para que a equipe possa surpreender na segunda fase.

O que esperar das semifinais?

América x Baraúnas:

O Favoritismo é total do Alvirrubro da Rodrigues Alves. Mesmo com atuações pouco convincentes e alguns problemas de elenco para solucionar, dentro do campeonato estadual, o América ainda se caracteriza como um dos favoritos.

O fato da partida ser realizada na Arena das Dunas aumenta ainda mais a chance de classificação, tendo em vista o apoio do seu torcedor e um gramado de boa qualidade, onde a equipe mais técnica do confronto conta com maiores chances de se sobressair.

Não há outra alternativa para o time de Marquinhos Santos, vai precisar propor o jogo e conseguir criar alternativas contra um adversário que deve ser bastante competitivo. O Baraúnas possui jogadores com boa capacidade de marcação no meio-campo, e a tentativa deve ser de travar o jogo o máximo possível.

A bola longa, tentando explorar contra-ataques e sair da pressão americana deve ser a principal arma do Leão do Oeste. Com um ataque ainda pouco inspirado, o Barú precisará ser certeiro nas chances que criar para surpreender e chegar na final.

ABC X Santa Cruz de Natal

A decisão no Frasqueirão conta com o favoritismo do Alvinegro, mas é uma partida que tem tudo para ser equilibrada. O Santa desempenhou bem e trouxe dificuldades nos dois jogos que realizou contra o América. Defesa forte, marcação alta para atrapalhar a saída adversária e velocidade na frente são características do tricolor que podem incomodar os donos da casa.

O ABC deve tentar se aproveitar da condição de mandante, pois costuma ser forte em seus domínios e tentar impor o seu ritmo desde o início. Ainda devendo atuações consistentes, o Mais Querido deve ter sua base titular a disposição, sem fazer tantas alterações como as que ocorreram nessa primeira fase. Com um time mais completo e consequentemente, mais qualidade em campo, o alvinegro buscará ser protagonista do duelo para facilitar sua chegada em mais uma decisão de turno.

--

--