Historia, soberania e títulos recentes

Copa das Nações Africanas chega ao final de sua 34ª edição e vale a pena conhecer mais sobre a competição

Lucas Thiago
Universidade do Esporte
2 min readFeb 12, 2024

--

Foto: Reuters/DPA/Gehady Hamdy

Primórdios

Com início em 1957, após a criação da Confederação Africana de Futebol um ano antes, a primeira edição da Copa foi disputada no Sudão. A ideia inicial era a participação de Sudão, Egito, Etiópia e África do Sul, os fundadores da Confederação. Porém, a África do Sul vivia a política do apartheid e pretendia levar para o torneio apenas jogadores brancos. A atitude causou a exclusão do país. A final foi disputada entre Egito e Etiópia, terminando em quatro a zero para “Os Faraós”.

Soberania Egípcia

Os primeiros campeões são até hoje os maiores, com sete títulos. Em 1959, o país africano se fundiu com a Síria, formando a República Árabe Unida. Essa edição foi realizada no Cairo e a final disputada entre os donos da casa e o Sudão e a taça ficou em casa. O Egito só voltou a vencer em 1986, já sem a unificação com a Síria. O país também saiu vitorioso em 1998, 2006, 2008 e 2010.

Últimas Edições

A partir de 2013, o torneio passou a ser disputado em anos ímpares, para não coincidir com a Copa do Mundo. De lá pra cá, nenhum país vencedor levantou a taça mais de uma vez.

Final 2023

A edição de 2023 está sendo disputada em 2024 devido às altas temperaturas do verão no país sede. Nigéria, Costa do Marfim, Camarões, Argélia e Senegal foram os últimos campeões.

Neste domingo, 11 de fevereiro, “As Super Águias” e “Os Elefantes” se enfrentaram buscando mais um título. País sede da edição, a Costa do Marfim ficou com o título, o terceiro na história marfinense e a primeira vez jogando em casa.

--

--