Já pode pedir música

Renato Reis
Universidade do Esporte
3 min readJun 14, 2022

Botafogo sofre a terceira lei do ex no Brasileirão e perde mais uma em casa

Kevin puxa a fila na comemoração de golaço contra ex-clube - Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Que a “lei do ex” acontece com frequência nós já sabemos, mas com o Botafogo essa máxima do futebol vem ocorrendo mais do que o comum. Pela terceira vez nesse Campeonato Brasileiro o Fogão levou um gol de um ex-jogador do clube e virou líder nesse quesito. Após levar dois gols do atacante Pedro Raúl, na derrota contra o Goiás, pela 9ª rodada, foi a vez de Kevin, lateral-direito do Avaí, cumprir a lei e dar o direito ao time alvinegro de pedir música.

Jogando em seus domínios, o Botafogo começou a partida se impondo e indo em busca da vitória. Apesar de um início equilibrado, logo o time mandante foi dominando a partida e tendo as melhores chances. Com a volta de Chay e Erisson ao setor ofensivo, a equipe teve boas possibilidades de abrir o marcador na primeira etapa, mas esbarrou mais uma vez na falta de pontaria e na sólida defesa da equipe catarinense, organizada pelo ex-técnico do Botafogo, Eduardo Barroca.

Quando tudo se encaminhava para o final de um primeiro tempo empatado, surgiu novamente a tal “lei do ex”. Após falta perigosa na entrada da área alvinegra, Kevin bateu com maestria e, à la Lúcio Flávio, colocou na gaveta, não dando chances para Gatito Fernández, que até tentou espalmar, fazendo com que a bola ainda beijasse a trave, mas não conseguindo evitar o golaço Avaiano. 1 a 0 para a alegria dos manezinhos da Ilha.

Na segunda etapa, a equipe de Luís Castro acusou o golpe, mostrou insegurança e visivelmente sentida com o gol no fim da etapa inicial, quando a estrela solitária estava melhor na partida, errou muitos passes e não conseguiu repetir a boa atuação inicial. Estrategicamente, Barroca alinhou sua equipe no setor defensivo, buscando sair nos contra-ataques e deixando o nervosismo aflorar no adversário. O técnico botafoguense ainda tentou algumas modificações, na expectativa de uma melhora ofensiva, mas o Leão da Ilha Catarinense conseguiu segurar a vitória e saiu com os três pontos fora de casa.

A torcida Alvinegra não aguardou o fim da partida para vaiar seus jogadores e seu técnico. Aos gritos de “olé”, satirizou a quarta derrota consecutiva do Botafogo na Série A do Brasileirão, aumentando a crise e acendendo de vez o sinal vermelho para o Glorioso.

Com a derrota em casa, o Alvinegro carioca entrou na zona de rebaixamento e, com 12 pontos, está na 17ª colocação. Já o Avaí subiu seis posições, saiu do Z4 e foi diretamente à 10ª posição com 14 pontos, acabando com a sequência negativa de cinco jogos sem vencer na competição.

Agora, os catarinenses encaram o Fortaleza na Ressacada, na próxima quinta-feira, e o Fogão pega, também na quinta-feira, o São Paulo, novamente no Nilton Santos. Ambas partidas válidas pela 12ª rodada.

--

--