Leão vence o Urubu no seu ninho
Time cearense conquista primeira vitória na competição e reduz distância para outros ocupantes do Z4
O Flamengo contava com dois importantes desfalques: o goleador rubro-negro com 16 gols no ano, Gabigol estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e o seu melhor jogador na temporada, Arrascaeta, que está com a seleção uruguaia.
Coube a Paulo Sousa montar uma estratégia para manter o time com o alto poder ofensivo. A alternativa escolhida? O improviso do volante com características de armação, Andreas Pereira como meia. Nem mesmo os desfalques pareciam desanimar o torcedor do clube carioca, o time vinha de quatro vitórias seguidas e buscava aumentar a marca.
O Fortaleza buscava a primeira vitória na competição. A essa altura da temporada, o Leão era o único time nas séries A, B e C que ainda não havia atingido esse feito. Surpreendentemente, a equipe nordestina tomou as rédeas no início do jogo e quase abriu o placar com Robson. Em rápida jogada, o atacante bateu na saída de Hugo, mas parou na trave direita.
Com o apoio dos 63.975 torcedores presentes no Maracanã, o Flamengo se lançou ao ataque e após saída mal feita do goleiro tricolor, a bola sobrou para Everton Ribeiro, que de primeira mandou a bola no travessão igualando as chances de perigo.
O Leão não sentiu o golpe e manteve a marcação alta apresentando perigo ao rubro-negro, Robson que já havia acertado a trave, continuou atormentando a defesa flamenguista e se não fosse pelo corte preciso de Matheuzinho, teria saído cara a cara com Hugo novamente.
No lance seguinte, Yago Pikachu achou Romarinho no corredor esquerdo do Flamengo, que chegou na entrada da área mas finalizou para fora, dando outro susto no torcedor do Flamengo.
E era dia dele! Se dizem que dois é pouco e três é demais, em sua terceira tentativa, após receber bola mal cortada de Arão, Robson novamente teve a chance e dessa vez não perdoou. Mandou uma cavada e encobriu o goleiro rubro-negro para abrir o marcador no Maracanã.
O clube carioca esbarrou no nervosismo, não acertou suas melhores jogadas, abusou dos erros de passe no meio-campo e ataque. Mesmo assim, no apagar das luzes, aos 49 minutos do primeiro tempo, Everton Ribeiro recebeu cruzamento de Ayrton Lucas e bateu no canto direito empatando o placar, para o alívio da torcida que explodiu em festa.
No primeiro lance de perigo do segundo tempo, Pedro foi derrubado na área e o VAR indicou a revisão, o árbitro Leandro Vuaden analisou e marcou pênalti. Pedro foi para bola, mas tirou demais do goleiro e acertou a trave, mantendo o placar em 1 a 1. O erro fez o Flamengo ficar ainda mais nervoso se embaralhando no meio-campo e sendo pouco efetivo na criação. O Fortaleza seguiu gerando maior perigo nas jogadas rápidas, fazendo o que queria com a perdida e desentrosada defesa carioca.
As mudanças começaram a surtir efeito e o Rubro-Negro se lançou ao ataque abusando dos cruzamentos e jogadas laterais, parecia só questão de tempo até a virada, mas a equipe cearense conseguiu segurar o resultado muito pela falta de criatividade carioca e foi aos 46 minutos do segundo tempo que Hércules, finalizou para marcar e levou o leão a primeira vitória na competição.
A equipe carioca se mantém com 12 pontos na 8º posição momentaneamente da tabela, enquanto o Leão chegou a 5 pontos, mas se mantém na lanterna da competição.
As equipes voltam a campo no próxima rodada. O Flamengo viaja até Bragança Paulista para enfrentar o Red Bull Bragantino, já o Fortaleza recebe o Goiás no Castelão, na quinta-feira (9).