Lusail, a casa do bicampeão asiático

Pouco mais de um ano após sediar a Copa do Mundo, o Catar venceu a Copa da Ásia com direito a artilheiro mágico

Lucas Thiago
Universidade do Esporte
2 min readFeb 11, 2024

--

Jordânia e Catar disputaram a final da Copa da Ásia 2023 — a partida ficou para o início de 2024 devido às altas temperaturas no verão da região — , e diante de seu povo, o cataris comemoram o título.

Os donos da casa terminaram a fase de grupos de maneira invicta. Foram três vitórias em três jogos, cinco gols marcados e nenhum sofrido. Na fase eliminatória, passaram por Palestina, Uzbequistão nos pênaltis e Irã, até chegar à final.

A Jordânia jogou a primeira fase no Grupo E. Venceu a Malásia, empatou com a Coreia do Sul e perdeu para Bahrein. Terminou em terceiro no grupo, mas como o regulamento previa a classificação dos quatro melhores terceiros colocados, “Os Bravos Cavaleiros” se classificaram para as oitavas de final. Na fase eliminatória passaram por Iraque, Tajiquistão e Coreia do Sul antes de classificar para a final.

O palco da final era o Estádio Lusail, o mesmo da final da última Copa do Mundo. Aos 22 minutos da primeira etapa, Afif foi derrubado na área. O árbitro assinalou pênalti, convertido pelo próprio Afif, colocando “Os Marrons” na frente do placar.

Afif inovou na comemoração: sacou cartas de baralho e simulou uma mágica para as câmeras da transmissão. Além de artilheiro, um mágico catari que desequilibrou o jogo para os donos da casa.

Na segunda etapa, os jordanianos voltaram levando mais perigo para a defesa adversária. Aos 22 minutos, Ehsan Haddad alçou a bola na área, Yazan limpou e chutou forte no canto direito do goleiro, empatando a partida e levando esperança para a sua seleção.

A comemoração durou pouco. Aos 28 minutos, mais um pênalti para o Catar, novamente Afif na bola, mais um gol.

O jogo se encaminhava para o fim. O tempo era amigo dos donos da casa, os acréscimos estavam assinalados em treze minutos. Foi tempo suficiente para Afif sair cara a cara com o goleiro e ser derrubado novamente dentro da área. Pênalti batido e convertido por ele, sacramentando de vez o título dos cataris, chegando ao segundo título continental, o segundo seguido.

Noite de hat-trick para Afif, o nome do jogo e agora, o artilheiro mágico que terminou a competição como maior goleador com 8 gols e foi eleito o melhor jogador da Copa da Ásia 2023. Noite de glória para o povo do Catar, que aprendeu a amar o futebol e se acostumou a vencer no esporte mais popular do mundo.

--

--