Lutar e vencer também

Tricolor de aço ganha com um homem a menos e segue na luta contra a degola

Renato Reis
Universidade do Esporte
3 min readAug 8, 2022

--

Com setor defensivo anulando ataque gaúcho, Fortaleza se impõe e vence em casa. (Foto — Divulgação Internacional)

Um jogo muito movimentado foi o que ocorreu na Arena Castelão, no lindo Estado do Ceará. Não faltou emoção durante a partida, e no fim, quem saiu sorrindo foi a equipe mandante.

Me perdoem o trocadilho, mas é necessário fazê-lo. Em sua fortaleza, é difícil segurar o leão cearense.

Com uma equipe aguerrida, a zaga bem postada e um ataque eficiente, mesmo com um jogador expulso logo no início da partida (Romarinho foi expulso por ofender o árbitro), o Fortaleza conseguiu se organizar, jogar um bom futebol e demonstrar que a zona de rebaixamento não é o seu lugar.

É fato que tivemos um Internacional muito apático e sem força ofensiva, muito diferente das últimas partidas, mas coloco o mérito dessa apatia na excelente partida tática do leão do Pici. A equipe gaúcha tem o 5º melhor ataque da competição e nem de perto ofereceu perigo para os donos da casa. O setor defensivo fortalezense conseguiu fazer ótimos desarmes que geraram contra-ataques, resultaram em ótimas oportunidades e também em um gol.

Vamos ao jogo.

Utilizando todo o seu poderio bélico, o Fortaleza foi pra cima ainda no primeiro tempo, tentou de várias formas, mas somente aos 44 minutos fez a torcida explodir. Após falta perigosa, Lucas Crispim calibrou o pé e bateu com maestria. 1x0 para a equipe nordestina.

No segundo tempo não foi diferente, o leão atacou, tentou e fez mais um. Aos 24’, Hércules mostrou que, assim como o semideus mitológico, também tem muita força e habilidade. O volante recebeu o lateral, tirou a marcação com um toque lindo e mandou um forte chute pra fazer o 2 x 0.

Hércules comemora seu gol na vitória do Fortaleza diante do Internacional. (Foto — Kid Jr. / SVM)

O Inter ainda tentou, mas pouco fez, talvez o calor intenso da capital cearense tenha esmorecido a equipe gaúcha, que vinha de uma ótima vitória em seus domínios, no campeonato brasileiro, contra o Atlético MG.

Pra fechar a conta, Robson deu números finais a partida. Depois de um lindo passe, cortou o goleiro Keiller e “só não entrou com bola e tudo porque teve humildade em gol”. Na verdade Robson caiu antes de pensar em entrar com bola e tudo, mas mesmo assim, o bonito gol selou a boa partida do tricolor de aço.

Agora o Fortaleza respira, mas ainda está no Z4 Na 17ª colocação, precisa manter o bom volume de jogo e ter resultados positivos para sair desse incomodo lugar. Com 21 pontos, está a 2 pontos de deixar a degola.

Vojvoda e seu plantel encaram no próximo domingo (14/08), às 16h, o clássico rei. Diante de um provável Castelão lotado, pegam o Ceará em um jogo que pode dar moral para o restante da temporada.

Já o Internacional parou na 6ª posição, com 33 pontos e viu os times da parte superior da tabela se afastarem um poucos mais.

Mano Menezes e seus comandados jogam a próxima rodada no domingo (14/08), às 19h, em casa, contra o Fluminense.

--

--