Má fase canarinha

Clima de churrasco e chimarrão no Uruguai, clima de crise e tristeza no Brasil

GUILHERME MAIA GARCIA
Universidade do Esporte
2 min readOct 22, 2023

--

Nesta terça-feira (17), o Brasil viajou para Montevidéu, no estádio Centenário, para enfrentar o Uruguai pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Após 37 jogos de invencibilidade, a seleção brasileira perdeu para a "celeste olímpica". E para causar ainda mais tristeza aos fanáticos torcedores do pentacampeão, Neymar sofreu uma grave lesão que o afastará dos gramados por, no mínimo, 1 semestre.

Aos 41 minutos do primeiro tempo, Maximiliano Araújo arranca pela esquerda em posição legal, faz o cruzamento e Darwin Nuñez, de peixinho, abre o placar para o Uruguai. Aos 43 minutos, a preocupação aumenta ainda mais para o Brasil. De La Cruz chega por trás no Neymar, que sofre uma grave lesão e sai de maca. Fernando Diniz aciona Richarlison para o lugar do camisa 10.

No segundo tempo, a situação do pentacampeão mundial complica ainda mais. Aos 31 minutos, Darwin Nuñez recebe o passe no lateral, é marcado por dois jogadores, mas o esforço prevaleceu e o centroavante fez o passe caído para o De La Cruz ampliar o placar em Montevidéu. Final de jogo, vitória do Uruguai por 2 a 0 em cima do Brasil.

Com o resultado, o Brasil cai para a terceira posição e computa 7 pontos. Na próxima data FIFA, o pentacampeão enfrentará a Colômbia, fora de casa, no estádio Metropolitano, em Barranquila, no dia 16 de novembro, às 21h (horário de Brasília), e a atual campeã mundial, Argentina, no Maracanã, no dia 21 de novembro, às 21h30 (horário de Brasília). Já o Uruguai enfrenta a Argentina, no Monumental de Nuñez, e a Bolívia no estádio Centenário nas mesmas datas.

A informação divulgada pela CBF nesta quarta-feira (18), diz que o Neymar tem ruptura no ligamento do joelho esquerdo, passará por cirurgia e o tempo previsto de recuperação é de seis a oito meses.

--

--