Majestoso morno

No clássico paulista, São Paulo e Corinthians empatam sem muita emoção em uma tarde fria no Morumbi

Murilo Martins
Universidade do Esporte
5 min readSep 11, 2022

--

Foto: Paulo Pinto / saopaulofc

Na tarde de domingo (11), São Paulo e Corinthians se enfrentaram no Morumbi em jogo válido pela 26ª rodada do Brasileirão. O Tricolor Paulista empatou em 1x1 contra o Cuiabá fora de casa no último jogo do Campeonato Brasileiro. O Timão, na partida anterior, também empatou no duelo contra o Internacional na Neo Química Arena pelo placar de 2x2.

Antes de a bola rolar, o São Paulo estava na 15ª posição na tabela com 30 pontos conquistados e buscando se afastar da zona do rebaixamento. A situação do Corinthians era bem diferente, o time ocupava a 5ª colocação com 43 pontos e podendo, em caso de vitória, assumir a vice-liderança da competição.

O São Paulo veio de uma verdadeira batalha contra o Atlético Goianiense na quinta-feira (8), em partida que classificou o Tricolor para a final da Copa Sul-Americana. Por esse motivo Rogério Ceni decidiu poupar alguns jogadores titulares por conta do desgaste físico. O time foi a campo com Felipe Alves no gol, a defesa formada pelo capitão Rafinha, Ferraresi, Miranda e Luizão (improvisado na lateral esquerda). O meio de campo foi composto por Andrés Colorado, Talles Costa, Galoppo e Igor Gomes, e no ataque a dupla Éder e Nahuel Bustos.

Pelo lado corinthiano, o técnico Vítor Pereira teve a semana inteira para escalar seu time e com isso menos problemas com desgaste físico. O português mandou a campo Cássio no gol, na linha defensiva Bruno Méndez (improvisado na lateral direita), Gil, Balbuena e Lucas Piton. No meio de campo Fausto Vera, Du Queiroz e Giuliano, e o trio de ataque formado por Gustavo Silva, Yuri Alberto e Roger Guedes.

Primeiro tempo

O primeiro tempo começou com o time visitante partindo pra cima do mandante, nos primeiros minutos da partida o Timão abafou a saída de bola do São Paulo e conseguia as melhores chances de ataque, principalmente pelas alas do campo. O time do Morumbi errava muitos passes e devido a essa marcação sufocante do Corinthians suas tentativas de ataque do Tricolor se baseavam em chutões buscando a referência dos seus atacantes. Aos 15 minutos, o Timão foi recompensado pelo seu esforço. Após bela jogada de Giuliano, Yuri Alberto recebeu o passe do meia, dominou e acertou um míssil na gaveta para abrir o placar no Morumbi. O goleiro são-paulino se esticou inteiro mas não alcançou, São Paulo 0x1 Corinthians.

Depois do gol o Tricolor Paulista melhorou no jogo. A principal válvula de escape do São Paulo era pela lateral direita do campo. E foi em uma dessas jogadas pela direita que o jogo ganhou emoção. Aos 33 minutos Rafinha, pela direita, lançou Éder no ataque, o atacante dominou e foi em direção ao gol, mas no meio do caminho se enroscou com Gil dentro da área e o juiz marcou pênalti para o São Paulo. O VAR entrou em ação e demorou quase 5 minutos para tomar a decisão, pênalti confirmado. Éder foi para a cobrança e bateu no rasteiro no meio, Cássio pulou para o canto esquerdo e quase defendeu com os pés. Jogo empatado. Após o empate a partida esfriou e os dois times passaram a errar muito. Fim do primeiro tempo: São Paulo 1x1 Corinthians.

Segundo tempo

As equipes voltaram para o segundo tempo sem alterações, porém a postura corinthiana era mais agressiva em relação ao adversário. O Timão levava muito perigo ao São Paulo com Gustavo Silva pela ala direita do ataque, enquanto o Tricolor buscava trocas de passes e finalizações de fora da área. Com a fumaça que Gustavo fazia pela beirada, o Corinthians conseguiu escanteios mas que não se transformaram em gols. Aos 60 minutos, Vítor Pereira tira Giuliano e coloca Renato Augusto. A entrada do meia veterano deu mais qualidade ao time, que passava a levar cada vez mais perigo à meta Tricolor. Rogério Ceni respondeu colocando Pablo Maia e Luciano nos lugares de Nahuel Bustos e Andrés Colorado. Os dois times tentavam mas sem sucesso, o jogo passou a ter muitos erros de passe dos dois times e a partida ficou morna, quase fria. Depois de algumas tentativas frustradas, o Rafinha cruza para Éder fora da área, que domina e manda uma bomba que carimba o travessão de Cássio. A jogada animou os torcedores no Morumbi.

Mais tarde no segundo tempo as equipes mexeram mais uma vez. No Timão, saíram Roger Guedes e Gustavo Silva para a entrada de Mateus Vital e Adson, e no Tricolor Paulista saíram Éder e Igor Gomes para dar lugar a Calleri e Patrick.

A partida era equilibrada e sem muitas chances claras de nenhum dos lados. O Timão tentava pressionar mas errava muitos passes, o São Paulo tinha dificuldades em sair jogando e sua única arma eram chutões, o que fez a partida esfriar novamente. A maior chance de perigo veio do lado do Corinthians, depois de um escanteio afastado pela zaga Tricolor, Fausto Vera pegou o rebote na entrada da área e acertou o travessão do goleiro Felipe Alves. Mais tarde no segundo tempo os técnicos decidiram fazer suas últimas substituições. No Timão entrou Fagner no lugar de Gil, e no Tricolor do Morumbi entrou Reinaldo na vaga de Miranda.

Os minutos finais não trouxeram muitas emoções, apenas faltas e cartões para os dois lados. Final de jogo: São Paulo 1x1 Corinthians.

A partida teve seus altos e baixos, os dois times fizeram um melhor primeiro tempo. O segundo tempo foi recheado de erros e falhas das duas equipes, no final foi um resultado justo levando em conta o desempenho dos times nas duas etapas do jogo.

Com esse empate o Tricolor pula pra 13ª posição na tabela chegando a 31 pontos. Já o Timão chega aos 44 pontos e se mantém na 5ª colocação do Campeonato Brasileiro.

O próximo compromisso pelo Brasileirão da equipe tricolor é no domingo (18) contra o Ceará, no Castelão, às 16h. Pelo lado corinthiano, seu próximo adversário é o América-MG fora de casa, também no domingo (18), às 18h no Independência.

--

--