Martelou, martelou e…virou

Em jogo decidido no apagar das luzes, Tricolor vira pra cima do Coelho fora de casa e salta na tabela do Brasileirão

Murilo Martins
Universidade do Esporte
5 min readOct 9, 2022

--

Instagram: Rubens Chiri / @saopaulofc

América-MG e São Paulo se enfrentaram na noite de quinta (6), no Independência, em jogo válido pela 30ª rodada do Brasileirão. Na última rodada, o Coelho venceu a equipe do Ceará fora de casa por 2 a 1. O São Paulo não disputou a partida contra o Coritiba na rodada anterior devido ao jogo contra o Independiente Del Valle pela final da Copa Sul-Americana, da qual saiu derrotado.

Antes do início da partida, o América-MG ocupava a 8ª colocação na tabela com 42 pontos conquistados, cinco atrás do Athletico-PR, primeiro time na zona de classificação para a Libertadores. O Tricolor Paulista estava na 14ª posição com 37 pontos e buscando se afastar do Cuiabá, primeiro time na zona de rebaixamento com 30 pontos.

O América-MG, que se concentra apenas no Campeonato Brasileiro, chegou ao jogo tranquilo após a última vitória fora de casa. Vagner Mancini, treinador do time mineiro, escalou a equipe com Cavichioli no gol, Patric, Eder, Ricardo Silva e Danilo Avelar formaram a linha defensiva. No meio de campo Lucas Kal, Juninho e Alê, o trio de ataque foi formado por Everaldo, Aloísio e Mastriani.

O Tricolor do Morumbi chegou ao jogo abalado pela derrota na final da Sul-Americana e precisando reagir no campeonato pra se desgrudar da zona de rebaixamento. O treinador Rogério Ceni mandou a campo Felipe Alves no gol, Rafinha, Miranda e Léo eram os três zagueiros. Pelo meio Igor Vinícius, Nestor, Pablo Maia e Reinaldo, mais à frente Patrick, Luciano e Calleri.

Primeiro tempo

A primeira etapa da partida começou morna, os dois times atacavam pouco e se estudavam bastante. O Tricolor passou mais tempo com a bola nos primeiros minutos enquanto o América pressionava a saída de bola adversária e apostava em contra ataques pelas laterais do campo. O primeiro gol da partida nasceu de uma dessas pressões mineiras. Aos 10 minutos de jogo, Igor Vinícius perdeu a bola na lateral direita e Lucas Kal encontrou Aloísio sozinho na entrada da área. O atacante dominou, ajeitou o corpo e chutou no canto direito de Felipe Alves, que falhou e deixou a bola passar por baixo de seus braços e morrer no fundo do gol.

Após o gol sofrido, o São Paulo passou a ir mais ao ataque. O time paulista tinha muita dificuldade para construir suas jogadas e a maior parte dos passes eram para trás ou para o lado. Após tanto tentar, aos 33 minutos, Reinaldo cobrou um lateral rápido, Luciano fez o corta luz e a bola sobrou para Nestor, o meia tocou de volta para o atacante que passou de primeira para Calleri chutar, a bola bateu na trave e entrou no canto direito do goleiro mineiro. Os minutos finais foram de muito nervosismo para os dois lados, Pablo Maia e Aloísio tomaram cartões amarelos, mas o empate persistiu. Fim do primeiro tempo: América-MG 1x1 São Paulo.

Segundo tempo

As duas equipes voltaram a campo sem alterações e mesmo assim o jogo parecia outro. O São Paulo partiu pra cima do time mandante e em cinco minutos teve uma boa chance com Nestor e um gol de Luciano anulado. O Tricolor pressionava muito o Coelho que tinha dificuldades em manter a posse de bola e construir suas jogadas. A pressão são-paulina resultava em claras chances de gol, como em uma falta onde Pablo Maia chutou no canto direito e obrigou Cavichioli fazer uma bela defesa.

Aos 10 minutos do segundo tempo, para responder ao abafa do time paulista, Mancini fez três substituições de uma só vez. Tirou Aloísio, Danilo Avelar e Patric para colocar Matheusinho, Marlon e Arthur. As alterações deram fôlego novo ao time, que passou a atacar mais, principalmente com Matheusinho pelo ala direita e o jogo ficou mais parelho. Aos 20 minutos, Rogério Ceni tirou Reinaldo e Igor Vinícius e colocou Welington e Alisson, para dar mais velocidade ao time. Com essas mudanças, o São Paulo passou a jogar com duas linhas de quatro jogadores e Luciano e Calleri mais avançados. Momentos depois, Mancini tirou Mastriani e colocou Wellington Paulista.

O jogo ficou mais movimentado e mais aberto. As duas equipes buscavam o gol e suas melhores chances eram pelas laterais, o Tricolor com Alisson e o Coelho com Everaldo. Aos 30 minutos Ceni deu sua cartada final colocando Igor Gomes e Marcos Guilherme no lugar de Nestor e Patrick. Mancini responde e troca Alê por Benítez no meio de campo. A posse de bola do Tricolor era cada vez maior e o time paulista levava cada vez mais perigo ao gol do América. Aos 40 minutos, após um escanteio batido na esquerda, a bola sobrou para Pablo Maia na entrada da área, o meia chutou, a bola espirrou na zaga mineira e sobrou para Miranda, cara a cara com o goleiro, finalizar em cima de Cavichioli e desperdiçar a melhor chance da partida. O Coelho respondeu minutos depois em uma bela tabela entre W. Paulista e Benítez, onde o meia deu um passe de calcanhar para Everaldo, de dentro da área, chutar para fora.

Mas depois de toda essa pressão, o gol saiu para o lado paulista. Aos 45 minutos do segundo tempo, Wellington fez uma bela jogada pelo lado esquerdo do ataque, foi à linha de fundo e cruzou, a bola passou por Luciano e Calleri, e encontrou Alisson na segunda trave para cabecear e mandar a bola para o fundo das redes. Estava decretada a virada Tricolor. Para gastar tempo, Ceni tirou Luciano nos minutos e colocou André Anderson, mas o jogador não teve tempo nem de tocar na bola. Fim de jogo: América-MG 1x2 São Paulo.

A partida teve dois tempos totalmente diferentes. Na primeira etapa, os dois times não mostraram muita intensidade mesmo com os gols, enquanto o São Paulo trocava passes o América só observava e reagia. No segundo tempo as coisas mudaram completamente, o que se viu em campo foram dois times elétricos e procurando o gol a todo instante, com chances claras de marcar para ambos os lados, mas no fim foi o Tricolor que se saiu melhor nessa batalha.

Com a derrota, o time de Minas Gerais se mantém na 8ª posição com os mesmos 42 pontos e o Tricolor do Morumbi dá um salto na tabela e vai para a 10ª colocação com 40 pontos conquistados.

Na próxima rodada, os dois times entram em campo no domingo (9), o Coelho enfrenta o Fluminense, no Maracanã, às 18h, e o São Paulo enfrenta o Botafogo, no Morumbi, às 16h.

--

--