Não poderia ser outra

Hildo Nogueira
Universidade do Esporte
3 min readApr 8, 2024

Santa Cruz de Natal e América vão decidir a final do segundo turno no jogo entre os melhores times do Potiguar

Pelos pés de Souza o América chegou em mais uma final de turno / Foto: Gabriel Leite / UDE

O Campeonato Estadual do Rio Grande do Norte, enfim, será decidido. Após um turno mais curto que o primeiro, no qual surpresas aconteceram dentro e fora de campo, América e Santa Cruz venceram seus jogos na semifinal e avançaram para a decisão em jogo único. A partida, que será disputada no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, colocará frente a frente as duas melhores equipes da competição.

Por ter feito melhor pontuação que o alvirrubro no segundo turno, o Santinha conquistou o direito de jogar a final em casa. E seria uma grande injustiça o tricolor ficar de fora de uma das decisões no certame. Na primeira fase, já demonstrando o bom e regular desempenho que manteve durante todo o torneio, acabou caindo na semifinal contra o ABC, mas dessa vez, o troco foi dado.

E nem foi a grande atuação de um time que está invicto contra os dois maiores clubes da capital. Na última rodada da fase classificatória, o Cardeal fez 1 a 0 sobre o alvinegro natalense e ficou muito barato. Já no último sábado, o triunfo por 2 a 0 com dois gols de Victor, representou a competência de quem soube aproveitar melhor as chances e de quem não cometeu falhas. Quando a zaga abecedista vacilou, o jovem atacante que entrou na vaga do artilheiro Paulinho não perdoou. Classificação justa e boas perspectivas para a partida contra o América.

O iluminado Victor acabou com o ABC e colocou o Santa na decisão / Foto: Gabriel Leite / UDE

E por falar no alvirrubro, no domingo veio a confirmação de mais uma final na temporada. O time comandado por Marquinhos Santos foi até Assú enfrentar o Potiguar de Mossoró e conseguiu a vaga vencendo por 3 a 1. Com um gol e uma assistência, Souza novamente foi o maestro da equipe e a liderou rumo à vitória. Vale destacar o atacante Rafinha, que após muita desconfiança, vem conseguindo ter boas atuações em sequência com a camisa americana. Para além dos destaques individuais, foi um Mecão que soube aproveitar bem as poucas oportunidades que criou e as fragilidades defensivas do adversário. Com a vantagem no placar, teve a capacidade de administrar o resultado e chegou ao jogo que pode ser o do título.

Por ter vencido o primeiro turno, o Dragão da Rodrigues Alves decidirá o segundo com a possibilidade de ser campeão do estado em caso de vitória. O caminho é curto, mas não deve ser nada fácil, tendo em vista o obstáculo chamado Santa Cruz, muito bem comandado pelo técnico João Paulo.

João Paulo tentará fazer ainda mais história contra o América / Foto: Gabriel Leite / UDE

O duelo entre os treinadores deverá ser interessante. O comandante do Santa vem fazendo um ótimo trabalho, levando uma equipe de baixo orçamento a ir longe na competição e não só isso, jogando bem e não baixando a cabeça para os adversários de maior poderio financeiro. Já Marquinhos Santos teve alguns percalços no trajeto, mas pouco a pouco foi dando um padrão ao alvirrubro e conseguindo resultados expressivos. A sua equipe no momento ostenta uma longa sequência sem derrotas (13 jogos) e poderá ser campeã invicta, algo que a torcida Americana não comemora desde 1982.

Marquinhos Santos pode ser campeão com marcas expressivas / Foto: Gabriel Leite / UDE

Por todo esse contexto, são boas as chances de um jogo muito disputado na quarta-feira que vem. Será a oportunidade de acompanhar mais uma bonita história sendo escrita, seja com a continuação da grande campanha do Santa, forçando mais dois jogos na final geral ou a volta olímpica vermelha por antecipação. O que quer que aconteça será merecido, pois indiscutivelmente são as duas melhores equipes do Rio Grande do Norte em 2024.

--

--