Na Ilha, se usa traje “Sport Fino”

Apaixonado pelo Sport Clube do Recife, o escritor paraibano, Ariano Suassuna, nos últimos anos de vida, sempre aparecia em público vestindo vermelho e preto, ou em suas palavras: “trajando Sport Fino”

Pedro Henrique Brandão
Universidade do Esporte
2 min readNov 14, 2019

--

(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

No dia 24 de maio de 1937 foi inaugurado o estádio da Ilha do Retiro, a casa do Sport Club do Recife. A inauguração aconteceu num extraordinário Sport x Santa Cruz, que terminou com o placar em 6 a 5 para o Rubro-negro do Recife.

Porém, outro fato importante para a capital pernambucana e para o Leão aconteceu naquele 1937. Ariano Suassuna deixou a Paraíba para viver no Recife. Na cidade, o autor, que escreveu grandes romances, viveu uma grande paixão em vermelho e preto.

Por influência do irmão Marcos, que foi jogador de basquete do Sport, Ariano aumentou seu sentimento pelo Leão da Ilha. Uma vida inteira de devoção ao Sport rendeu algumas frases sobre o time de coração.

“O Sport, pra mim, é — e sempre foi — uma das coisas mais importantes na minha vida.”

O escritor de o “Auto da Compadecida” frequentemente acompanhava os jogos nas arquibancadas da Ilha do Retiro e pôde assistir in loco várias conquistas do Sport, mas foi uma que o marcou: o triunfo sobre o Corinthians na decisão da Copa do Brasil de 2008, um dos mais importantes títulos da história do Leão.

Apaixonado pelo Sport Clube do Recife, o escritor paraibano, nos últimos anos de vida, sempre aparecia em público vestindo vermelho e preto, ou em suas palavras: “trajando Sport Fino”

Após a morte do romancista, em 2014, o Sport organizou algumas homenagens. Em uma dessas ocasiões, uma estátua do escritor foi posta na arquibancada da Ilha do Retiro, numa ação pontual para o jogo do Sport contra o Argentinos Juniors, válido pela Taça Ariano Suassuna.

Certa vez, Nelson Rodrigues escreveu que “o intelectual brasileiro que ignora o futebol é um alienado de babar na gravata”; pois bem, Ariano Suassuna como grande intelectual que foi, nunca deixou as emoções do esporte bretão de lado, viveu o melhor de seus romances nas arquibancadas da Ilha do Retiro, onde se misturava à torcida rubro-negra com emblemáticas figuras como Zé do Rádio.

Além da devota torcida, que inspirou até um uniforme do clube, Ariano Suassuna deixou como legado de torcedor seu talento com as palavras, quando resumiu uma vida inteira de sentimentos em uma frase:

“Felicidade é torcer pelo Sport.”

No Arquibancada Móvel deste sábado, vamos contar essa e outras histórias da Ilha do Retiro, carinhosamente apelidada de La Bombonilha, casa do Sport Club do Recife e um dos principais palcos do futebol brasileiro. Disponível no Spotify, Deezer e demais plataformas de podcast, acesse:

Spotify: https://open.spotify.com/show/443VeyCdbLKB74CDv72hUV

Deezer: https://www.deezer.com/show/453592

RadioPublic: https://radiopublic.com/universidade-do-esporte-601kob

Breaker: https://www.breaker.audio/universidade-do-esporte

Google Podcast: https://www.google.com/podcasts…

Anchor: https://anchor.fm/universidade-do-esporte

CastBox: https://castbox.fm/chann…/Universidade-Do-Esporte-id2272116…

--

--

Pedro Henrique Brandão
Universidade do Esporte

Não sou especialista, escrevo do que é especial pra mim. Futebol além das quatro linhas e um pitaco disso ou daquilo. Minha alucinação é suportar o dia a dia.