No apagar das luzes

Em jogo épico, Botafogo vira para cima do Internacional em pleno Beira-Rio lotado no último segundo de jogo

Cecilia Batalha
Universidade do Esporte
4 min readJun 20, 2022

--

Foto: Vítor Silva/ BFR

O Botafogo vinha de vitória importante contra o São Paulo no Estádio Nilton Santos, mas continuava na parte debaixo da tabela. Já o Internacional chegava para essa partida com nenhuma derrota nos últimos catorzes jogos sob comando de Mano Menezes.

Dois ótimos retrospectos, mas um estava na parte debaixo da tabela e o outro lutando pelo título e no seu estádio. Parecia óbvia a aposta de quem iria ganhar esse jogo, mas o futebol sempre nos surpreende e essa é a magia desse esporte.

O time Colorado, que entrou em campo com algumas letras dos nomes apagadas — uma campanha referente ao tipo de sangue que está em falta nos hemocentros do Rio Grande do Sul — , colocou pouco mais de 25.000 torcedores no seu estádio e começou o jogo “On-Fire”.

Logo aos 4’, no primeiro ataque do Internacional, Alan Patrick chega dentro da área e bate para o gol, sendo bloqueado por Philipe Sampaio, só que de acordo com o árbitro, de forma ilegal. Ele foi ao VAR, marcou a falta dentro da área e expulsou o defensor botafoguense, colocando o time do Rio de Janeiro em desvantagem, em lance polêmico. Mas Edenilson não quis nem saber, bateu forte, goleiro para um lado, bola para o outro e deixou o Inter na frente.

Cinco minutos depois, o Botafogo não teve tempo nem de se organizar, Fabricio Bustos aumentou para o Colorado, após linda tabela com Alan Patrick, que participou diretamente dos dois gols do Internacional.

Entretanto, o Fogão não se entregou em nenhum momento, respirou fundo e tentou escapar em todas as poucas oportunidades que teve. Isso resultou, aos 18', no gol de Vinicius Lopes, que com muita raça e força de vontade diminuiu para o Botafogo.

Depois do gol, o Internacional buscou ainda mais o terceiro gol da equipe, mas o time carioca se acertou defensivamente, dificultando para as definições das jogadas do Colorado. Além disso, sempre que podia, o Botafogo ameaçava com a bola longa e com os contra-ataques.

Aos 40', mais uma vez o VAR foi acionado: Saravia segurou Wanderson dentro da área, mas após revisão da jogada, foi dado o impedimento no começo do lance. Já no finalzinho, Edenilson tenta, mas Gatito faz duas defesas incríveis, deixando o Botafogo vivo no jogo.

Na segunda etapa a partida seguiu o mesmo roteiro: Inter tentando furar o bloqueio do Botafogo, enquanto o Fogão se defendia.

Foto: Vítor Silva/ BFR

Logo no começo do segundo tempo, em bola esticada, Alemão chegou com perigo na área, após erro de Gatito, mas ele acabou dominando com a mão no começo da jogada e fez com que o gol fosse anulado. Pouco tempo depois, no entanto, o Botafogo deu sua resposta com Erison, que empatou o jogo mesmo com um homem a menos e deu o gás que o time precisava para lutar até o fim.

Logo depois do gol, Erison ainda tem a chance de virar o jogo, mas acabou parando em ótima defesa do goleiro Daniel. Nesse panorama, vê-se que o Botafogo estava chegando com muita força no ataque mesmo com apenas dez jogadores em campo. O Inter até ficava mais com a bola, estava mais no campo de ataque, mas o Fogão não se entregava e tentava o gol em todas as oportunidades que tinha.

Já nos acréscimos, Mercado fez o gol que seria da vitória do Internacional, mas no momento do lançamento estava em posição de impedimento.

Depois de toda a comemoração do gol anulado, a arbitragem assinalou mais três minutos de acréscimos e tudo se encaminhava para um empate.

O Botafogo, o time com um jogador a menos desde os 7 minutos do primeiro tempo, em um Beira-Rio lotado, enfrentando um time que não perdia desde a chegada de Mano Menezes, não desistiu de buscar a vitória. Hugo, no último segundo da partida, empurra para dentro do gol, virando o jogo para o Fogão e concretizando uma das maiores viradas da história do time carioca.

Após isso, infelizmente, cenas lamentáveis, jogadores iniciaram confusão generalizada, que resultou na expulsão de Mercado. Porém, o jogo acabou 3 a 2 e o Botafogo conquistou uma vitória importantíssima para pegar o “elevador” e subir para parte de cima da tabela. Já o Internacional caiu da terceira colocação para a quinta depois dessa partida, para a tristeza daqueles que foram ao estádio apoiar o time.

--

--