O último ato

Em noite de festa, o Fluminense tinha alguns objetivos: somar os três pontos, se aproximar do G4 e se despedir com festa do seu ídolo

Januncio Jr.
Universidade do Esporte
4 min readJul 10, 2022

--

Foto: Alexandre Neto

Neste sábado (9), em clima de festa, o Fluminense recebeu o Ceará no Maracanã pela 16ª rodada do Brasileirão. O Flu saiu vencedor do duelo por 2 a 1, os gols pelo lado do Fluminense foram de Cano e Matheus Martins. O jogo foi marcado pela despedida do centroavante tricolor Fred, que “pendurou as chuteiras” em meio a uma festa com 63.707 torcedores presentes.

A torcida tricolor fez uma grande festa no Maracanã, todos os ingressos foram vendidos. Para homenagear o Fred, a frase “O Fred vai te pegar” estava presente no mosaico da arquibancada. Além desse, havia outro mosaico em 3D, relembrando o gol de voleio de Fred no Fla x Flu em 2012. A partida teve um pequeno atraso, cerca de 5 minutos, por causa da fumaça da celebração presente dentro do estádio.

Foto: Leonardo Brasil/Fluminense

No 1° tempo, o time das Laranjeiras foi dominante, apertando a saída de bola do alvinegro, com 62% da posse de bola. O Ceará, fechadinho, adotou a proposta de jogar no contra-ataque. Entretanto, o Flu conseguiu fazer o seu jogo e não deixou muitos espaços para os contra-ataques do Ceará. As melhores chances do time visitante foram nos poucos escanteios do time(4).

Os mandantes tiveram as melhores chances no jogo, uma com Matheus Martins e a outra com Germán Cano. Mas aos 38 minutos, não deu para segurar o tricolor, Cano abriu o placar. Dentro da área, o sucessor de Fred recebeu um cruzamento do lateral esquerdo “improvisado” Caio Paulista, o argentino cabeceou bem — para o chão, tirando do goleiro João Ricardo — e a bola estufou as redes.

Foto: André Durão

Já no 2° tempo, o Flu voltou com a mesma pegada. Em jogada bem trabalhada, aos 8 minutos Samuel Xavier enfiou a bola para Cano que ficou cara a cara com o goleiro, mas tocou para Matheus Martins que estava atrás e com o gol livre, foi só finalizar — 2 a 0.

Por volta dos 20 minutos, o Ceará até teve um maior controle da partida e tentou diminuir o placar. Em grande chance, Vina conseguiu dominar a bola no peito e finalizar, mas Fábio faz uma defesa espetacular e a bola acabou beliscando o travessão e depois para fora. Para controlar novamente o jogo, o técnico Fernando Diniz colocou Felipe Melo e Martinelli. E nos 30 minutos, a torcida começou a pedir o Fred.

Em seu último ato como jogador profissional, aos 32 minutos, Fred entrou no lugar de Cano, para os seus derradeiros minutos em campo. Em pleno Maracanã, com mais de 60 mil torcedores. Durante esses minutos, recebeu diversas homenagens dos torcedores e, é claro, conseguiu ouvir o marcante grito da torcida “O Fred vai te pegar” ecoando por todos os lados do Maracanã.

Nos acréscimos, Luiz Otávio diminuiu para o Ceará. Ele recebeu uma bola que sobrou dentro da área após um chute fraco do Richard, ficou na frente do Fábio e só fez finalizar para dentro do gol — 2 a 1.

Foto: Twitter/Fluminense

O atacante de 38 anos, campeão brasileiro pelo Fluminense em 2010 e 2012, Frederico Chaves Guedes, ou somente Fred, é o 2° maior artilheiro do Fluminense, com 199 gols em 376 partidas, o último marcado na rodada passada contra o Corinthians. Um eterno ídolo e guerreiro, ficará marcado nas lembranças dos tricolores pelos títulos e recordes conquistados dentro do clube.

Após a partida, Fred realizou uma volta olímpica no Maracanã em cima de sua bicicleta, essa que ele que viajou de Belo Horizonte ao Rio de Janeiro na sua volta ao tricolor em 2020. Além da volta , teve um palco montado e seus pés foram moldados para a entrada na calçada da fama do Maracanã. Ele se despediu em grande estilo, junto com a torcida, família e seus companheiros de time.

Agora, as duas equipes mudam o foco e se preparam para os jogos de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. O Fluminense encara o Cruzeiro, na terça(12), fora de casa e o Ceará enfrenta o Fortaleza, na quarta(13), no Castelão.

--

--

Januncio Jr.
Universidade do Esporte

Estudante de jornalismo (UFRN) e integrante do Universidade do Esporte